Falso: PlayStation 5 não consegue minerar criptomoedas

1 min de leitura
Imagem de: Falso: PlayStation 5 não consegue minerar criptomoedas
Imagem: PlayStation
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A mineração de criptomoedas está em alta, e uma publicação vinda de um fórum chinês apontava que o PS5 seria a máquina mais potente da atualidade para realizar esse tipo de operação. Para a alegria de quem pretende comprar o console de nova geração futuramente, a informação é falsa.

A publicação, que foi compartilhada amplamente na rede social Weibo, mostrava um suposto PS5 modificado para trabalhar com criptomoedas. O post alegava que o console seria capaz de rodar um algoritmo para minerar Ethereum chamado NBMiner.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Imagem que deu origem aos boatos.Imagem que deu origem aos boatos.Fonte:  Videocardz 

A história fica mais absurda quando o assunto é o desempenho do console na caça por Ethereum. A publicação indica que o console da Sony teria um poder de 99 MH/s para mineração, batendo placas de vídeo de alto desempenho como a RX 6900 XT, que entrega cerca de 60 MH/s.

Pegadinha

As características do rumor já apontavam que as informações não eram genuínas, mas a notícia ainda se espalhou na internet. Durante a manhã de ontem (1), o pessoal do Videocardz comprovou que a imagem do PS5 minerador era uma pegadinha e desmentiu a história.

O site obteve a imagem do suposto PS5 minerador em alta definição e escaneou um QR Code presente na interface do suposto programa de mineração. O código continha uma frase em chinês dizendo que o software não é real, além de uma sequência de risadas.

Mesmo que o PS5 fosse capaz de realizar a mineração de criptomoedas, é importante ressaltar que o console certamente não teria um desempenho tão atraente para a função quanto placas de vídeo. O console possui um sistema fechado, com resfriamento limitado e hardware integrado, o que tornaria o uso para a função um grande desafio.

A mineração de criptomoedas voltou a crescer após o preço do Bitcoin subir e elevar o valor de diversos ativos digitais. A tendência moveu o mercado de placas de vídeo, que ficaram ainda mais escassas nas lojas e sofreram com mudanças bruscas nos preços.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.