Qual é o Dia do Consumidor? Veja quando é comemorada a data

1 min de leitura
Imagem de: Qual é o Dia do Consumidor? Veja quando é comemorada a data
Imagem: Pexels/Reprodução

O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor é comemorado no dia 15 de março e celebra os direitos conquistados pelos consumidores.

A origem do Dia do Consumidor foi um discurso realizado pelo ex-presidente dos Estados Unidos John Kennedy em 15 de março de 1962. Em sua fala, ele ressaltou os princípios básicos da proteção dos interesses dos consumidores: direito à segurança, à informação, à escolha e a ser ouvido.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Considerado um marco, o discurso dele inspirou a criação da data. Algum tempo depois, em 15 de março de 1983, comemorou-se o primeiro Dia do Consumidor. Desde então, o evento é celebrado anualmente no mesmo dia.

Quando é o Dia do Consumidor no Brasil?

a  Zoom/Reprodução

No Brasil, a comemoração do Dia do Consumidor ocorre de uma maneira um pouco diferente. Embora o objetivo inicial fosse dar destaque aos direitos dos consumidores, a data acabou assumindo um papel comercial, após o varejo enxergar uma oportunidade de emendar os lucros da Black Friday e das festas de fim de ano. Não é à toa que o Dia do Consumidor é conhecido por muitos como a “Black Friday do primeiro semestre”.

E como isso interfere no dia? Embora a data oficial do Dia do Consumidor seja 15 de março, as lojas no Brasil determinaram a quarta-feira mais próxima como o dia promocional, isto é, quando as promoções aparecem com mais força.

Nesse dia, tanto lojas físicas quanto online oferecem promoções e ofertas com condições especiais de compras para os consumidores. Com isso em mente, em 2022 o Dia do Consumidor será celebrado em 16 de março.

O que é a Semana do Consumidor?

a  Pexels/Reprodução 

No entanto, assim como ocorre na Black Friday, as promoções não se concentram em um só dia. Por esse motivo, surgiu o termo “Semana do Consumidor”. Como o nome já sugere, as ofertas começam na segunda e se estendem até sexta-feira da semana do dia 15 de março. Afinal, ao pulverizar as promoções, as lojas conseguem evitar a concorrência e chamar a atenção de clientes em potencial.

Se a sua intenção é aproveitar esse evento para fazer compras, fique atento, porque será possível garimpar descontos durante toda a semana. E, caso não queira perder nada sobre o Dia do Consumidor, mantenha-se conectado no TecMundo!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.