Audi suspende fabricação no Brasil e aguarda repasse de créditos

1 min de leitura
Imagem de: Audi suspende fabricação no Brasil e aguarda repasse de créditos
Imagem: Audi

A montadora alemã Audi encerrou a produção do modelo A3 Sedan nas fábricas do Brasil. Os carros eram montados em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (PR), e agora restam apenas 30 unidades em concessionárias antes do fim do estoque.

Por um lado, a empresa ainda não abandonou o país e até cogita retornar a montagem. Segundo o AutoEsporte, estudos para uma nova linha de produção na mesma cidade já foram realizados e aguardam aprovação, mas os modelos que podem ser fabricados no Brasil ainda não estão definidos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A decisão, entretanto, caberá à matriz na Alemanha, que por sua vez aguarda uma decisão do Governo Federal sobre um possível atraso em repasses acumulados como parte de um antigo programa de incentivo.

Pedido de crédito

De acordo com a Audi, o envio de cerca de R$ 289 milhões em créditos de IPI está pendente como parte do programa Inovar Auto. A iniciativa foi criada em 2012, na presidência de Dilma Rousseff, e prometeu retornos financeiros às montadoras que instalassem fábricas e centros de pesquisa no país. Além da marca, BMW e Mercedes-Benz também estariam aguardando a resolução das pendências.

A Audi passou a reduzir esforços de fábrica no Brasil no fim do ano passado. Também no final de dezembro de 2020, a montadora Mercedes-Benz anunciou que estava encerrando a produção de carros no país. Em janeiro de 2021, foi a vez da Ford fechar as fábricas restantes.

Anteriormente, a Audi deixou de fabricar carros no país entre 2006 e 2015. A fábrica em São José dos Pinhais por enquanto deve ser utilizada pela Volkswagen.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.