Pix está fora do ar e transferências não funcionam em diversos bancos

2 min de leitura
Imagem de: Pix está fora do ar e transferências não funcionam em diversos bancos
Imagem: Banco Central/Divulgação
Avatar do autor

Atualização (11/02/21 às 18h10): Por meio da sua assessoria de imprensa, o Nubank enviou o seguinte comunicado:

"O Nubank informa que às 11:50 horas de hoje identificou oscilações na RTM (Rede de Telecomunicações para o Mercado Financeiro), o provedor de conexão com o Banco Central. Esse fato impediu temporariamente o acesso dos clientes a algumas funcionalidades, como pagamento de boletos e realização de transferências via TED e Pix. O sistema já foi normalizado e a fila de transações está sendo processada. Como cerca de um quinto de todas as transferência de Pix passa pelo Nubank, há uma quantidade maior de transações a serem normalizadas."

-

O serviço de pagamento instantâneo PIX ficou fora do ar na tarde desta quinta- feira (11). Com a falha, não foi possível fazer ou receber transferências nas principais instituições, como Nubank, Itaú, Bradesco, Caixa, Banco do Brasil, Next, PicPay, entre outros. As transações que já haviam sido realizadas - e não demoram mais do que alguns segundos -, demoraram em média uma hora para serem confirmadas pelo sistema. A falha já está sendo resolvida.

Os clientes que tentaram fazer transações pelo Nubank, por exemplo, receberam a mensagem "Pix fora do ar, faça transferências por TED". Em um comunicado no Twitter, a empresa justificou: "nosso time identificou uma oscilação e já está trabalhando para resolver, pedimos que aguarde alguns minutos. Não repita a operação até que o sistema esteja normalizado”.

A fintech afirmou que o problema ocorreu devido a uma instabilidade geral no retorno das transferências PIX, indicando que a falha pode ter origem no sistema do Banco Central, responsável por validar as transações. A assessoria do Banco Central, por outro lado, afirma que os sistemas tem funcionado normalmente no PIX desde sua implantação.

No Twitter, os usuários já estão questionando a situação, que teve o pico de reclamações às 13h30, segundo o site Down Detector. "Pix fora do ar deixando todo mundo doido", disse uma usuária. "Gente, e eu que comprei um sofá mas não consigo pagar pq o meu banco está fora do ar. O sofá chegou, e eu falei que faria o pagamento pelo pix do Bradesco, agora eu estou me sentindo uma caloteira", disse uma cliente. O banco comunicou que já "está atuando para que a situação seja normalizada".

Até o fechamento desta notícia, o Nubank seguia com instabilidade no Pix, mas o Bradesco alega que já solucionou o problema.

News de tecnologia e negócios Deixe seu melhor e-mail e welcome to the jungle.