47% dos brasileiros aumentaram as compras online em 2020

1 min de leitura
Imagem de: 47% dos brasileiros aumentaram as compras online em 2020
Imagem: Pexels

No Brasil, 47% dos habitantes têm feito mais compras online do que faziam antes da pandemia causada pela covid-19. Os países que mais aumentaram a frequência de compras online foram o Chile (59%), Reino Unido (55%), Turquia e Coreia do Sul (54%).

Enquanto 47% das pessoas no Brasil estão comprando mais pela internet, 17% relataram comprar menos e 36% compram tanto quanto antes. Os dados são da pesquisa Shopping During The Pandemic, realizada pela Ipsos com 20.504 entrevistados de 28 países.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A crise e as exigências de distanciamento social trouxeram diversas mudanças para o dia a dia da população e, principalmente, para a economia local. Segundo a pesquisa, com o aumento das compras em plataformas digitais, 36% dos entrevistados no país disseram que estão comprando menos em lojas pequenas, de comércio local, se comparado ao período pré-pandemia. Por outro lado, apenas 15% da população continua frequentando estabelecimentos com a mesma frequência de antes.

Delivery

O brasileiro também tem evitado comer fora. Segundo a pesquisa,  67% da população declarou estar indo a restaurantes locais com menos assiduidade do que antes. Apesar disso, dos 28 países participantes da pesquisa, apenas 8 apresentaram um índice de pessoas que aumentaram o consumo por delivery mais alto do que o de pessoas que diminuíram. São eles: Chile, Colômbia, Malásia, Estados Unidos, Bélgica, Coreia do Sul, Alemanha e Holanda.

“Comprar menos por delivery não significa que o mercado de aplicativos esteja prejudicado, pois está em plena expansão, mas sim que restaurantes que não se adequam a este novo canal perdem apelo ao consumidor. É importante que as empresas do ramo tenham uma estratégia para não ficar de fora do leque de decisão do comprador”, analisa Rafael Lindemeyer, diretor de negócios na Ipsos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.