Apple desiste de processar empresa que tem logo em forma de pera

1 min de leitura
Imagem de: Apple desiste de processar empresa que tem logo em forma de pera
Imagem: The Verge
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A Apple desistiu de processar a desenvolvedora de um aplicativo que escolheu a fruta pera como símbolo. Depois de meses de negociação, ambas as partes chegaram a um acordo amigável sem a necessidade de um julgamento.

A história começou em agosto de 2020, quando a Maçã abriu uma ação judicial nos Estados Unidos contra a Super Healthy Kids, empresa que é dona de um serviço chamado Prepear — brincadeira entre a palavra "prepare" e "pear", que é a fruta em inglês.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O serviço é uma plataforma de organização e planejamento de compras e receitas para você conhecer novos pratos, criar cardápios para a sua casa e fazer listas de compras.

O aplicativo de receitas que usa a logo considerada "similar demais" ao da Maçã.O aplicativo de receitas que usa a logo considerada "similar demais" ao da Maçã.Fonte:  Prepear 

Na época, a Apple alegou que a logo do Prepear "era similar demais" ao tradicional símbolo da gigante, por conter uma ilustração de uma fruta com uma folha no topo.

A acusada, por sua vez, alegou na época que a companhia estava apenas atacando empresas menores com a certeza de que elas não teriam como arcar com disputas judiciais mais longas. A pequena empresa chegou a criar um abaixo-assinado para denunciar a ação e conseguir apoio popular, atingindo quase 270 mil assinaturas.

Tudo acabou bem

Segundo o site iPhone in Canada, a história acabou relativamente bem para a Prepear. O processo não seguiu adiante graças ao acordo, que foi registrado pelo órgão de registros de patentes e marcas registradas dos Estados Unidos.

No fim das contas, a logo não precisa mudar. Como consequência, entretanto, o Prepear teve que fazer leves alterações no ícone em formato de pera: a folha da fruta mudou de formato e ganhou outra inclinação.

A Apple concordou com a leve alteração e o processo não seguirá adiante.A Apple concordou com a leve alteração e o processo não seguirá adiante.Fonte:  iPhone in Canada 

Segundo o chefe de operações do serviço, a alteração deve ser formalizada no aplicativo nas próximas semanas e já foi alterado na identidade visual do site e das redes sociais. A Apple não comentou oficialmente a resolução do caso.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.