The BRIEF

Ministro promete rádio FM em todos os celulares feitos no Brasil

Fábio Faria garante que vai pedir ativação dos chips em modelos nacionais, mas não detalhou estratégia

Avatar do(a) autor(a): Nilton Cesar Monastier Kleina

20/01/2021, às 05:30

Ministro promete rádio FM em todos os celulares feitos no Brasil

Fonte:

Imagem de Ministro promete rádio FM em todos os celulares feitos no Brasil no tecmundo

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, afirmou que celulares fabricados no Brasil serão obrigados a contar com o rádio FM. A declaração partiu de uma fala do ministro em um evento realizado na última sexta-feira (15), em Natal, e foi relatada pelo site TeleSíntese.

"Estamos fazendo o rádio no celular. Para cada telefone fabricado no Brasil, vem o rádio de graça sem precisar instalar pelo WiFi ou plano de dados", afirmou Faria. Essa não é a primeira vez que o ministro sinalizou que vai lutar pela obrigatoriedade — que, como relembra o Tecnoblog, não é vista de forma positiva pelas fabricantes. 

Em caso de aprovação de uma nova legislação as marcas teriam que remanejar uma das etapas de produção e montagem de componentes para atender à lei brasileira ou até deixar de trazer modelos globais para as fábricas locais.

Entretanto, Faria ainda não detalhou como essa ideia será implementada e nem que medidas serão adotadas em relação às fabricantes.

Briga longa

A disputa de associações e políticos pela ativação do sinal FM em celulares modernos já dura alguns anos. Em 2017, um projeto de lei foi apresentado à Câmara dos Deputados solicitando a habilitação da função de rádio FM em todos os smartphones brasileiros. A ideia é que o recurso seja nativo, ou seja, sem exigir conexão móvel com a internet ou a contratação de planos de dados.

Uma das saídas de Faria é solicitar a tramitação do projeto. O PL 8438/2017, apresentado por Sandro Alex (PSD-PR), está na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados desde o final de 2019. Nos Estados Unidos, uma pressão similar na mesma época em relação a modelos como o iPhone levou marcas a adicionarem o suporte nativo de rádio FM no ano seguinte.

Abinee é contra a adoção forçada, pois isso seria ferir "o princípio da livre iniciativa"

Porém, a disputa é grande e envolve ainda fabricantes de eletrônicos e associações da indústria. A Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) é contra a adoção forçada, pois isso seria ferir "o princípio da livre iniciativa". Além de tudo, medidas como essa poderiam aumentar o preço dos aparelhos para o consumidor final ou, ainda pior, acentuar a já grave desindustrialização do Brasil "espantando" as últimas empresas que ainda fabricam celulares no país.

Já a Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV) atua há alguns anos para aprovar o PL e mantém uma lista com modelos vendidos no Brasil que possuem ou não o sinal FM ativado, o que inclui diversos modelos intermediário e de entrada, além de alguns top de linha.



Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.