Bill Gates revela lista de seus 5 livros favoritos de 2020

3 min de leitura
Imagem de: Bill Gates revela lista de seus 5 livros favoritos de 2020
Imagem: Reprodução

Bill Gates dispensa apresentações e, como todo mundo, buscou formas de se manter firme e forte em 2020 – sendo que uma delas foi a dedicação à leitura. Quando chega o fim de ano, a segunda pessoa mais rica do planeta compartilha uma lista de cinco livros que os acompanharam durante o período, e, mesmo com tantas mudanças ocorridas nos cinco continentes, a tradição se manteve.

História não ficcional, reflexões acerca de justiça social e uma releitura de inovações médicas para combater a fibrose cística estiveram entre os títulos selecionados como os que mais se destacaram de acordo com seu ranking pessoal.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Por fim, o fundador da Microsoft envia um recado: "Espero que encontre algo que o ajude a terminar o ano com uma mensagem positiva – ou o melhor livro de sua vida."

Confira quais são os cinco livros de cabeceira de Bill Gates em 2020.

Bill Gates elegeu os 5 melhores livros de 2020.Bill Gates elegeu os 5 melhores livros de 2020.Fonte:  Reprodução 

5 – The New Jim Crow: Mass Incarceration in the Age of Colorblindness, por Michelle Alexander

"Um relato impressionante do renascimento de um sistema de castas nos Estados Unidos que resultou em milhões de afro-americanos presos atrás das grades e, em seguida, relegados a um status de segunda classe permanente, à qual foram negados direitos adquiridos no Movimento dos Direitos Civis."

Gates conta que sua motivação foi aprofundar a própria compreensão do racismo sistêmico testemunhada nos últimos meses e que o livro oferece uma visão reveladora de como o sistema de justiça criminal do país norte-americano visa, injustamente e especialmente, comunidades de pessoas pretas.

  • Compre o livro The New Jim Crow: Mass Incarceration in the Age of Colorblindness de Michelle Alexander em português aqui.

Fonte:  Reprodução 

4 – Range: Why Generalists Triumph in a Specialized World, por David Epstein

"David Epstein examinou os atletas, artistas, músicos, inventores, meteorologistas e cientistas de maior sucesso do mundo e descobriu que, na maioria dos campos – especialmente aqueles que são complexos e imprevisíveis –, os generalistas, não os especialistas, estão preparados para se destacar."

Bill acha que muitas das ideias expostas no livro explicam até mesmo parte do sucesso da Microsoft e o indica para todos aqueles que se sentem ofuscados por colegas especialistas.

  • Compre o livro Range: Why Generalists Triumph in a Specialized World de David Epstein em português aqui.

Fonte:  Reprodução 

3 – The Splendid and the Vile: A Saga of Churchill, Family, and Defiance During the Blitz, por Erik Larson

"Erik Larson mostra, em detalhes cinematográficos, como Churchill ensinou ao povo britânico 'a arte de não ter medo.'"

Romance escrito em 1940 na Inglaterra, durante a Segunda Guerra Mundial, que, segundo Gates, é mais atual do que nunca. O bilionário compara o medo e a ansiedade da população da época, em um país constantemente bombardeado por nazistas, a algo que passamos no dia a dia com a covid-19.

  • Compre o livro The Splendid and the Vile: A Saga of Churchill, Family, and Defiance During the Blitz de Erik Larson em inglês aqui.

Fonte:  Reprodução 

2 – The Spy and the Traitor: The Greatest Espionage Story of the Cold War, por Ben Macintyre

"A verdadeira história de Oleg Gordievsky, um agente da KGB de alto nível que trabalhou como agente duplo para a Grã-Bretanha e o MI6. Gordievsky ajudou a provocar o fim da União Soviética, e The Spy and the Traitor detalha sua carreira e a história de como um agente da CIA foi quase sua queda."

Gates considera o livro melhor que muito romances policiais e de espiões por aí, ressaltando que se trata de uma narrativa não ficcional.

  • Compre o livro The Spy and the Traitor: The Greatest Espionage Story of the Cold War de Ben Macintyre em português aqui.

Fonte:  Reprodução 

1 – Breath From Salt: A Deadly Genetic Disease, a New Era in Science, and the Patients and Families Who Changed Medicine, por Bijal P. Trivedi

A obra detalha a luta médica contra a fibrose cística, doença genética rara que afeta os sistemas digestivo, respiratório e reprodutivo e torna as secreções do organismo mais espessas que o normal.

"Esta história é especialmente significativa para mim porque conheço famílias que se beneficiaram com os novos medicamentos descritos neste livro", conta o Bill.

  • Compre o livro Breath From Salt: A Deadly Genetic Disease, a New Era in Science, and the Patients and Families Who Changed Medicine de Bijal P. Trivedi em inglês aqui.

Fonte:  Reprodução 

E você, também elegeu os seus? Compartilhe com a gente!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.