The BRIEF

LG terceirizará a produção de smartphones intermediários

Ação faz parte da reorganização da divisão de telefonia móvel da companhia sul-coreana

08/12/2020, às 08:30

LG terceirizará a produção de smartphones intermediários

Fonte:  LG/Divulgação 

Imagem de LG terceirizará a produção de smartphones intermediários no tecmundo

A LG anunciou nesta segunda-feira (7) que está reorganizando a divisão de telefonia móvel. Dessa forma, uma das primeiras mudanças será a terceirização da fabricação da linha de smartphones básicos e intermediários.

Essa é uma tentativa da companhia sul-coreana reduzir custos e, ao mesmo tempo, competir com as rivais chinesas. No caso, a movimentação ocorre após a empresa enfrentar um prejuízo operacional por 22 trimestres consecutivos.

O LG K62 foi um dos últimos lançamentos da marca no Brasil.O LG K62 foi um dos últimos lançamentos da marca no Brasil.

Como parte da reestruturação da divisão de telefonia móvel, a LG realizou mudanças no setor de pesquisa e desenvolvimento encerrando certos cargos. Com isso, a companhia concentrará os esforços apenas na criação de celulares premium.

Enquanto isso, o processo de terceirizado está relacionado a criação e fabricação de novos dispositivos considerados modelos de entrada e intermediários. Assim, a companhia principal apenas colocará sua marca no produto que chegará às lojas.

Em partes, a decisão pode trazer benefícios para os consumidores. Isso porque as fabricantes terceirizadas poderão usar a oportunidade para criar aparelhos melhores do que a própria companhia principal produziu no passado.

Com tela dupla, o LG Wing é um modelo premium desenvolvido pela marca sul-coreana.Com tela dupla, o LG Wing é um modelo premium desenvolvido pela marca sul-coreana.

Opinião dos analistas

Para os analistas, a movimentação mostra que a LG está ciente que precisa superar as empresas chinesas. Portanto, ela buscou um meio de agregar valor aos modelos de baixo custo ao recorrer às fabricantes terceirizadas – assim como as concorrentes.

Entretanto, será necessário um grande esforço da marca sul-coreana para conseguir apagar o fracasso dos últimos 5 anos. Por exemplo, ela não está nem entre as sete empresas que mais venderam aparelhos no terceiro trimestre de 2020.

“Mesmo que a LG forneça seus produtos, sem o trabalho de marketing, ela não consegue vencer as companhias chinesas que são muito boas nisso”, destaca Tom Kang, analista da empresa Counterpoint, para agência Reuters.

Essa matéria contém links de parceiros. Quando você compra através desses links em nosso site, você economiza e ajuda o TecMundo.