LG terceirizará a produção de smartphones intermediários

1 min de leitura
Imagem de: LG terceirizará a produção de smartphones intermediários
Imagem: Pexels/Reprodução
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A LG anunciou nesta segunda-feira (7) que está reorganizando a divisão de telefonia móvel. Dessa forma, uma das primeiras mudanças será a terceirização da fabricação da linha de smartphones básicos e intermediários.

Essa é uma tentativa da companhia sul-coreana reduzir custos e, ao mesmo tempo, competir com as rivais chinesas. No caso, a movimentação ocorre após a empresa enfrentar um prejuízo operacional por 22 trimestres consecutivos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O LG K62 foi um dos últimos lançamentos da marca no Brasil.O LG K62 foi um dos últimos lançamentos da marca no Brasil.Fonte:  Joyce Macedo/TecMundo 

Como parte da reestruturação da divisão de telefonia móvel, a LG realizou mudanças no setor de pesquisa e desenvolvimento encerrando certos cargos. Com isso, a companhia concentrará os esforços apenas na criação de celulares premium.

Enquanto isso, o processo de terceirizado está relacionado a criação e fabricação de novos dispositivos considerados modelos de entrada e intermediários. Assim, a companhia principal apenas colocará sua marca no produto que chegará às lojas.

Em partes, a decisão pode trazer benefícios para os consumidores. Isso porque as fabricantes terceirizadas poderão usar a oportunidade para criar aparelhos melhores do que a própria companhia principal produziu no passado.

Com tela dupla, o LG Wing é um modelo premium desenvolvido pela marca sul-coreana.Com tela dupla, o LG Wing é um modelo premium desenvolvido pela marca sul-coreana.Fonte:  LG/Divulgação 

Opinião dos analistas

Para os analistas, a movimentação mostra que a LG está ciente que precisa superar as empresas chinesas. Portanto, ela buscou um meio de agregar valor aos modelos de baixo custo ao recorrer às fabricantes terceirizadas – assim como as concorrentes.

Entretanto, será necessário um grande esforço da marca sul-coreana para conseguir apagar o fracasso dos últimos 5 anos. Por exemplo, ela não está nem entre as sete empresas que mais venderam aparelhos no terceiro trimestre de 2020.

“Mesmo que a LG forneça seus produtos, sem o trabalho de marketing, ela não consegue vencer as companhias chinesas que são muito boas nisso”, destaca Tom Kang, analista da empresa Counterpoint, para agência Reuters.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.