Rival do Apple M1: AMD trabalha em chip ARM para PCs, indica rumor

1 min de leitura
Imagem de: Rival do Apple M1: AMD trabalha em chip ARM para PCs, indica rumor
Imagem: AMD/Reprodução
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A AMD estaria desenvolvendo um novo processador em arquitetura ARM para competir com o Apple M1. O conhecido e recorrente informante Mauri QHD (@MauriQHD no Twitter) revelou que contatos próximos da AMD afirmariam que a companhia está com o projeto em andamento e prepara um CPU ARM para competir em notebooks e desktops.

MauriQHD indica que a companhia liderada por Lisa Su estaria desenvolvendo dois processadores em paralelo: um com memória RAM integrada, como o Apple M1, e outro sem — e protótipos de ambos os projetos já estariam “quase prontos”.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Encarar o mercado de processadores ARM, agora que eles tomaram proporções maiores com o Apple M1, pode ser uma boa oportunidade para a AMD. A introdução a esse mercado não teria começado este ano, mas sim em 2016, com o K12 Core — projeto que a companhia não levou adiante e o produto não alcançou as prateleiras.

Ainda assim, o processador poderia estar sendo trabalhado sob sigilo e já estivesse caminhando para o estágio final do desenvolvimento no momento que a Apple lançou o Apple M1. Ainda são escassas as informações relacionadas ao projeto, tampouco se ele é realmente oriundo de trabalhos interrompidos no K12 Core, mas é positivo que a companhia esteja visando esse mercado.

Além disso, considerando o sucesso crescente dos processadores AMD Ryzen, a AMD chegaria ao mercado com experiência nos processadores para desktop e carregando sua marca como sinônimo de qualidade. Contudo, ainda é cedo para afirmar que os processadores seriam tão bons quanto os baseados na Zen 2 ou Zen 3, tampouco se eles realmente existem.

a  AMD/Reprodução 

Entretanto, ciente de que há rumores relacionados ao projeto, vale manter um olho na AMD e prováveis teasers relacionados ao chip durante a CES 2021.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.