The BRIEF

Por que a Xiaomi se chama 'Xiaomi'? CEO conta a origem do nome

Lei Jun perdeu a paciência em uma reunião na qual debochavam do termo e decidiu esclarecer as coisas

26/11/2020, às 07:39

Por que a Xiaomi se chama 'Xiaomi'? CEO conta a origem do nome

Fonte:  Reprodução 

Imagem de Por que a Xiaomi se chama "Xiaomi"? CEO conta a origem do nome no tecmundo

O quanto um "nome tecnológico" é capaz de influenciar o crescimento de uma empresa do setor? Lei Jun, CEO da Xiaomi, é categórico: nada! De acordo com ele, se a organização não contar com produtos de qualidade nem levar em consideração a experiência do usuário, está fadada ao fracasso. 

De qualquer modo, o executivo não se calou em um momento no qual debochavam da companhia para a qual ele trabalha e decidiu fornecer uma explicação detalhada sobre a concepção daquela que se tornaria a 5ª marca de celulares mais vendida no Brasil. O Gizchina divulgou a história, que você confere, também, aqui.

“No início, quando estávamos estruturando a Xiaomi, o time de fundadores debateu como a empresa devia se chamar. Nomes como 'Red Star', 'Red Pepper' e 'Black Rice' foram considerados. Entretanto, por motivos variados, nenhum deles foi adotado. Durante as discussões, de repente, pensei em minha frase favorita: 'Buda vê um grão de arroz com tanta atenção quanto olha para o monte Meru'", conta o executivo – sem especificar se, no momento, pensou na montanha dourada que fica no centro do universo e é o eixo do mundo no hinduísmo ou, simplesmente, no estratovulcão da Tanzânia, com 4.565 metros de altitude.

Representação do monte Meru, montanha sagrada hindu.Representação do monte Meru, montanha sagrada hindu.

De onde vem o sucesso

Com isso em mente, alguém sugeriu que a companhia fosse batizada de Mi (arroz, em chinês), o que foi contestado por Liu Qin: "A internet é inerentemente evasiva. Não pegamos o grande, mas o pequeno. Vamos chamá-la de Xiaomi. O nome ganhou imediatamente a aprovação de todos. Então, começamos a usá-lo."

"O que é Xiaomi? É a pergunta que mais me fizeram nos últimos 10 anos", brinca o CEO – complementando que, embora o nome seja simples, as recompensas da empresa são obtidas por meio de trabalho duro. É daí que vem o sucesso, finaliza Liu Qin.

Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Fontes