Como dar entrada no seguro-desemprego pela plataforma online

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Durante a pandemia do coronavírus, as empresas têm tentado ainda mais evitar qualquer tipo de atividade presencial para amenizar os riscos de contágio entre a população. No caso do Sistema Nacional de Emprego (Sine), a migração de serviços para o digital já vinha acontecendo há algum tempo, o que se mostrou ainda mais essencial nesse momento.

Um dos serviços oferecidos é o seguro-desemprego, serviço essencial que garante estabilidade financeira por determinado período para milhares de pessoas. Agora, é possível iniciar o processo de entrada por meio do Portal Emprega Brasil. Para saber o passo a passo de como adquirir o seu seguro-desemprego online, basta continuar lendo este texto.

O que mudou?

Antes, o processo para dar entrada no seguro-desemprego já podia ser feito de forma online, mas não era completamente digital, pois era preciso que o solicitante fosse até um posto de atendimento do Sine para poder conferir toda a documentação requerida.

No entanto, agora é garantido que todas as etapas de solicitação do seguro-desemprego serão online. É mais um passo rumo à migração para o digital, já que o uso da carteira de trabalho digital por meio de app do governo federal também ocorre.

Siga o passo a passo de como dar entrada no seguro-desemprego online.

1° passo

Acesse o site Portal Emprega Brasil por meio do endereço empregabrasil.mte.gov.br.

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2° passo

No lado esquerdo da tela do site, procure a opção “Cadastrar”. Ela está no menu “Emprega Brasil”, entre outras opções. Ao encontrá-la, pode clicar nela.

3° passo

Insira o seu CPF e selecione “crie sua conta”. Escolha uma das opções disponibilizadas para seguir com o cadastro, como seus dados do Banco do Brasil, Internet Banking ou uma das outras possibilidades disponibilizadas.

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4° passo

Quando tudo estiver devidamente preenchido, o sistema deve reconhecer o envio e mostrar a opção “seguro-desemprego”. Quando ela for mostrada, basta clicar nela.

5° passo

Agora, o Emprego Brasil exige o preenchimento de mais informações sobre o indivíduo que está solicitando o seguro-desemprego. Ele deve responder a perguntas de âmbitos diversos, como acadêmico e profissional, para confirmar que está apto a receber o benefício.

Desde o começo do cadastro, é importante ter em mãos alguns documentos, em especial a Carteira de Trabalho, pois o sistema gera perguntas e o usuário deve obter, no mínimo, quatro respostas certas para as cinco questões.

E se der errado? Nesse caso, será preciso esperar 24 horas até o próximo dia para poder iniciar o processo de cadastro novamente (desde o 1º passo). No entanto, caso o usuário esteja com pressa ou simplesmente não queira aguardar todo esse tempo, é possível também ligar 135 para entrar em contato diretamente com os funcionários do INSS e ser atendido.

Com essa possibilidade de solicitar o seguro-desemprego de forma online, o processo se torna menos burocrático e pode ser feito diretamente de casa, trazendo maior facilidade para todos.

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