5G DSS da Claro estará em mais 12 cidades até o fim do ano

1 min de leitura
Imagem de: 5G DSS da Claro estará em mais 12 cidades até o fim do ano
Imagem: iStock/Reprodução
Avatar do autor

O uso da tecnologia 5G DSS, hoje em operação em bairros do Rio de Janeiro e de São Paulo, deve ser estendida para mais 12 cidades cobertas pela Claro até o fim do ano. A meta, a ser anunciada pela operadora na semana que vem, é chegar a pelo menos um bairro de cada um desses centros urbanos.

A novidade foi divulgada pelo CEO da Unidade de Consumo e PME da operadora, Paulo Cesar Teixeira, durante o evento online Futurecom Digital Week. “O DSS é uma tecnologia viável, que entrega uma conexão mais rápida que o 4G, além de preparar o mercado para a chegada definitiva do 5G em novas frequências, a partir do leilão de espectro que a Anatel vai realizar em 2021. O DSS terá escala nacional rapidamente por conta do espectro que utiliza”, afirmou.

As redes 5G DSS que a Claro ativou nas duas capitais em julho deste ano trabalham com 20 MHz do espectro de 2,6 GHz, mas seu uso ficou restrito apenas aos usuários de celulares homologados 5G, mais caros.

Quase 5G

Teixeira acredita que a chegada de dispositivos mais baratos chegarão ao mercado, com o avanço das operadoras em disponibilizar a tecnologia.

“Os aparelhos 5G que forem lançados funcionam já com 5G DSS. O novo iPhone é compatível e conseguimos o compromisso da Samsung de lançar, no começo de 2021, um aparelho também mid range. Todos são 5G DSS e 5G”, explicou o executivo.

Enquanto a quinta geração de dados não chega, a Claro usará a rede já existente para expandir o 5G DSS.Enquanto a quinta geração de dados não chega, a Claro usará a rede já existente para expandir o 5G DSS.Fonte:  Erikson/Divulgação 

O 5G DSS (de Dynamic Spectrum Sharing, ou compartilhamento dinâmico de espectro) é uma tecnologia que permite ouso de frequências do 4G LTE por dispositivos 5G, através do compartilhamento das frequências, ou seja, as operadoras usam o mesmo equipamento mas, através de atualizações de software e ajustes na configuração da rede, conseguem entregar mais velocidade e menor latência que o 4G.

News de tecnologia e negócios Deixei seu email aqui, e welcome to the Jungle.
5G DSS da Claro estará em mais 12 cidades até o fim do ano