menu
Logo TecMundo
The BRIEF

Correios agora permite pagar taxas de importação pelo app

Funcionalidade, acessível via 'Rastreamento', está acessível somente para celulares Android, mas deve chegar ao iOS em novembro

schedule06/10/2020, às 12:09

Correios agora permite pagar taxas de importação pelo appFonte:  Correios/Divulgação 

Imagem de Correios agora permite pagar taxas de importação pelo app no tecmundo

Os Correios disponibilizaram mais um recurso em seu aplicativo. Agora, é possível pagar impostos e outras taxas de importação pelo Correios Digital, mesmo que a encomenda internacional não tenha sido taxada – é o chamado Despacho Postal, serviço prestado pelos Correios para a liberação da encomenda para o importador.

Nessa primeira fase de implantação do serviço, só serão aceitos cartão de crédito ou boleto bancário. Para realizar o pagamento, basta acessar “Rastreamento” (o recurso, porém, ainda está limitado a celulares Android).

smart_display

Nossos vídeos em destaque

.  Correios/Divulgação 

Segundo a estatal, “todas as encomendas internacionais recebidas no Brasil, independentemente de serem tributadas ou não, estão sujeitas à cobrança do Despacho Postal, que inclui a apresentação da encomenda para a aduana, a inspeção de raio X, a armazenagem, o recolhimento e o repasse dos impostos quando houver, além da devolução da encomenda quando o importador não realiza o pagamento dos impostos”.

O recurso deve chegar para celulares iOS em novembro.O recurso deve chegar para celulares iOS em novembro.

Sem pagamento, sem encomenda

Hoje, a tarifa está fixada em R$ 15. O usuário terá até 30 dias para realizar o pagamento, a contar da data de liberação de entrada da mercadoria pela aduana brasileira. Depois que o pagamento for confirmado, a encomenda será enviada para o destinatário; senão, ela poderá ser devolvida ao remetente ou mesmo apreendida pela Receita Federal.

A empresa afirma que, até novembro, outros recursos serão adicionados ao app, como o pedido de revisão de impostos pagos sobre itens importados, e mais a versão do recurso “Rastreamento” para dispositivos iOS.