Elon Musk pode demonstrar chip no cérebro humano sexta-feira (28)

1 min de leitura
Imagem de: Elon Musk pode demonstrar chip no cérebro humano sexta-feira (28)
Imagem: Unsplash/Reprodução

A Neuralink, startup de biotecnologia de Elon Musk, marcou um evento para esta sexta-feira (28), onde pretende divulgar seus avanços do último ano. Apesar de a empresa não ter revelado detalhes sobre a apresentação, a expectativa é que aconteçam demonstrações ao vivo de seus "chips cerebrais".

No dia 30 de julho, Musk comentou o evento no Twitter. "Neurônios funcionando em tempo real no dia 28 de agosto. O Matrix dentro do Matrix", o executivo escreveu na publicação, que gerou rumores sobre a evolução da tecnologia, intitulada BCI, sigla para Brain Computer Interface (Interface cérebro-computador, na tradução livre).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Em 2019, a startup informou que a tecnologia seria testada em humanos neste ano. Poucos meses depois, Musk sugeriu que a empresa teria alcançado novas conquistas. "Espere até ver a próxima versão vs [em comparação com] o que foi apresentado no ano passado", afirmou, fazendo uma referência ao robô cirurgião da Neuralink.

Brain Computer Interface

a  Unsplash/Reprodução 

O projeto tem como objetivo viabilizar conexões entre o cérebro humano e máquinas externas, permitindo que esses equipamentos sejam controlados pelos usuários através de seus pensamentos — o que poderia ser especialmente útil para pessoas com necessidades especiais.

Para possibilitar essa simbiose, é necessário instalar um chip no cérebro das pessoas (especialidade do robô cirurgião desenvolvido pela empresa). Com a instalação, os pensamentos dos usuários são lidos pelo chip e transformados em comandos para uma determinada máquina — que pode ser, por exemplo, um computador.

Embora essa ideia já seja um tanto quanto ambiciosa, Musk decidiu elevar ainda mais a expectativa dos internautas no mês passado, afirmando que esses dispositivos vão reproduzir músicas diretamente no cérebro das pessoas e até liberar hormônios como ocitocina e serotonina.

Com os próximos anúncios da empresa, seria possível saber em que fase de desenvolvimento da tecnologia está. Para não perder nenhuma novidade do evento, fique ligado em nosso site!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.