Vivo produzirá energia limpa para suas operações em todo o Brasil

1 min de leitura
Imagem de: Vivo produzirá energia limpa para suas operações em todo o Brasil
Imagem: Vivo/Reprodução
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Ampliando o modelo de negócio sustentável iniciado em 2018 no Estado de Minas Gerais, a Vivo anunciou hoje (21) que vai produzir a própria energia em todas as regiões do Brasil. A ideia é utilizar fontes renováveis de origem solar (61%), hídrica (30%) e de biogás (9%).

O projeto da operadora prevê a adoção do modelo de geração distribuída, com as usinas contratadas operando em 23 estados e no Distrito Federal, fornecendo energia para a companhia por até 20 anos. No total, a iniciativa será responsável por garantir pelo menos 80% do consumo da tele em baixa tensão, abastecendo mais de 28 mil unidades da empresa. A produção será distribuída entre as lojas da operadora, locais onde antenas e torres estejam instaladas, escritórios e equipamentos de telecomunicações.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

As lojas da operadora poderão se beneficiar do sistema de geração de energia.As lojas da operadora poderão se beneficiar do sistema de geração de energia.Fonte:  Vivo/Divulgação 

Com o funcionamento pleno de todas as usinas, a previsão é de que sejam produzidos 670 mil MWh por ano, quantidade suficiente para abastecer uma cidade de 300 mil moradores. A medida pode gerar uma grande economia anual para a operadora, segundo o vice-presidente de finanças da Vivo, David Melcon.

Primeiras usinas já estão funcionando

A segunda fase do projeto de produção de energia própria da Vivo já tem duas usinas em funcionamento. Uma delas fica em Aripuanã (Mato Grosso), mantida em parceria com a Centrais Elétricas Salto dos Dardanelos; a operação foi iniciada em março, com capacidade de 3,5 MW produzidos em fonte hídrica. A outra está localizada em Campinas (São Paulo), funcionando desde junho em parceria com a TMW Energy e utilizando fonte solar para produzir 4,77 MW.

Há ainda a usina de Minas Gerais, a pioneira do projeto, em funcionamento desde 2018 e produzindo 22,4 MW a partir de fonte hídrica por meio de parceria com a empresa Hy Brazil.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.