Airbnb pede que usuários doem dinheiro para proprietários e gera revolta

1 min de leitura
Imagem de: Airbnb pede que usuários doem dinheiro para proprietários e gera revolta
Imagem: Reprodução

Nessa semana, uma ação da Airbnb gerou revolta nas redes sociais. Isso porque, em uma tentativa de auxiliar usuários da plataforma, a empresa lançou uma funcionalidade voltada à doação de quantias em dinheiro para proprietários que alugam casas e apartamentos pela plataforma.

No anúncio, a companhia dizia: “Hoje, estamos introduzindo uma nova maneira de conectar você a seus hosts favoritos. Agora, você pode criar cartões personalizados e enviar de mensagens de agradecimento ou encorajamento. Incluímos, também, uma opção para você realizar a sua contribuição. Esperamos que isso faça seu anfitrião sorrir e traga felicidade ao seu dia.” As reações não foram nada positivas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Mike Isaac, repórter do The New York Times, por exemplo, manifestou sua opinião no Twitter: “A Airbnb criou um mecanismo por meio do qual você pode doar dinheiro para proprietários, muitos dos quais lucraram muito antes da pandemia, ao se aproveitar de propriedades que, agora, estão ficando vazias. Seriam as hipotecas da economia compartilhada?”

Um outro usuário (@olenskae) declarou: “A Airbnb perdeu a cabeça? Por que eu faria esse tipo de doação? Não posso nem mesmo comprar a minha própria casa!”

Doação voluntária

Com o aumento do desemprego e a perda de rendimento sofrida por diversas pessoas, a iniciativa de arrecadar dinheiro para anfitriões que, normalmente, possuem propriedades vagas e lucram em cima delas foi vista com maus olhos por muitos. No início de 2020, a Airbnb foi avaliada em mais de US$ 50 bilhões – cenário que mudou radicalmente durante a pandemia devido à restrição de viagens, caindo para US$ 18 bilhões.

Pandemia e cancelamento de viagens impactaram valorização da empresa.Pandemia e cancelamento de viagens impactaram valorização da empresa.Fonte:  Reprodução 

Em resposta às manifestações, um representante da empresa declarou: “Nestes tempos desafiadores, ouvimos de muitos usuários sobre o interesse de apoiar e contatar hosts e desenvolvemos o novo recurso. Se assim o desejarem, hóspedes têm a opção de adicionar uma contribuição voluntária.” Entretanto, a resposta não convenceu.

“Recebi esse e-mail também. Cliquei para conferir e a companhia permite que você selecione um cartão, escreva uma mensagem e faça a contribuição em três telas separadas. Logo, você tem a opção de não doar após criar a mensagem e se sentir perfeitamente preparado para se sentir culpado por isso”, disse um outro usuário (@amygoodchild).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.