Venda de PCs cresce no segundo trimestre por causa da pandemia

1 min de leitura
Imagem de: Venda de PCs cresce no segundo trimestre por causa da pandemia
Imagem: Pixabay

O já em queda mercado de computadores pessoais foi afetado negativamente pela pandemia do novo coronavírus no primeiro trimestre, mas o prolongamento de medidas de distanciamento social fez com que o setor apresentasse um raro número positivo.

Segundo pesquisas dos institutos IDC e Gartner, o segmento de computadores no segundo trimestre de 2020 apresentou um crescimento no número de unidades enviadas para venda — ou seja, aquelas que saem das fábricas para as prateleiras. O motivo seria a alta procura por novos modelos que sirvam para trabalho remoto e também aulas à distância, duas atividades que se tornaram comuns neste período.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O dado da IDC é o mais otimista: segundo a pesquisa, o segmento de desktops, notebooks (incluindo Chromebooks) e workstation subiu 11,2% no trimestre em comparação com o mesmo período do ano passado. Ao todo, foram vendidas 72,3 milhões de unidades desses produtos.

A HP é a líder no setor de PCs, segundo a IDC.A HP é a líder no setor de PCs, segundo a IDC.Fonte:  HP 

A América Latina é vista como uma região que contribuiu para isso, já que o crescimento nas vendas foi especialmente considerável em laptops nos últimos meses — sendo que o fluxo tem apontado para o movimento contrário, que é o da mobilidade. Entre as empresas com maior fatia do mercado, estão HP (25%), Lenovo (24,1%) e Dell (16,6%). Em seguida, Apple e Acer integram a lista.

Empolgou?

Já os dados da Gartner são um pouco menores, indicando um aumento de 2,8% nos envios trimestrais em comparação com o mesmo período do ano passado. A diferença em relação à pesquisa da IDC é a presença do Microsoft Surface e a ausência dos Chromebooks nos dados, o que reforça como esses modelos estão indo bem no setor. Além disso, a empresa de pesquisas afirma que o ritmo acelerado não deve ser mantido nos próximos meses, quando a reabertura gradual restringir a procura por esses dispositivos novamente.

A Gartner ainda promove uma mudança no ranking de fabricantes: para ela, a Lenovo é a líder de mercado, um pouco acima da rival HP.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.