Apple encerra produção de iPhone na Índia por disputa com a China

1 min de leitura
Imagem de: Apple encerra produção de iPhone na Índia por disputa com a China
Imagem: Unsplash

A Apple encerrou a produção de iPhones na Índia por conta dos conflitos do país com a China. Após o governo indiano bloquear as encomendas vindas do território chinês, as fábricas da Maçã ficaram impedidas de funcionar, já que os componentes necessários para a fabricação dos dispositivos foram retidos nos portos.

Em razão disso, a Foxconn, fabricante de componentes eletrônicos que trabalha para a Apple, teve que mandar centenas de funcionários para casa nesta semana.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Início dos conflitos

Os conflitos começaram na última segunda-feira (29), quando tropas chinesas atacaram tropas indianas na fronteira do Vale de Galwan — região conhecida como Linha de Controle Real que tem sido disputada pelas duas nações há mais de três décadas. Com o ataque, a Índia decidiu impor sanções aos produtos e serviços chineses.

Produção da Apple

a  Unsplash/Reprodução 

Nesta semana, funcionários da alfândega em Chennai, cidad indiana, confiscaram mais de 150 cargas com produtos e peças eletrônicas vindos da China. Os atrasos nessas importações estão atingindo o país no momento em que a cadeia de suprimentos já está afetada pela pandemia de covid-19. 

Nesta sexta-feira (03), o Ministério do Comércio da China afirmou espera que o país “corrija suas ações discriminatórias contra empresas chinesas imediatamente”.

Vale lembrar que a Apple tem sofrido os impactos das mudanças econômicas desde o início deste ano. Em marçoa empresa teve que encerrar sua produção na Índia em respeito às medidas de proteção implementadas pelo primeiro-ministro, Narendra Modi. 

App Store

a  Unsplash/Reprodução 

O governo indiano também proibiu a distribuição de 59 aplicativos chineses por lá, incluindo o TikTok — medida que afetou App Store e o Google Play.

Como justificativa, o Ministério de Tecnologia da Índia alegou que os aplicativos estavam “compilando, minerando e criando perfis” dos dados de usuários e que isto gerava ameaças à “segurança nacional e defesa da Índia”.

Nesta sexta-feira (03), a Foxconn informou que as importações da China foram oficialmente liberados pela alfândega indiana. Os apps, contudo, permanecem bloqueados.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.