O que realmente significa 'Xing Ling'?

2 min de leitura
Imagem de: O que realmente significa 'Xing Ling'?
Imagem: Getty Images/Reprodução

É bem comum usar a expressão “Xing Ling” para se referir a produtos de baixa qualidade ou falsificados. Em geral, ela é usada para destacar itens fabricados na China.

Contudo, esse termo está relacionado a um contexto histórico e econômico do país asiático e aos hábitos de consumo de países como o Brasil. Pronto para descobrir mais sobre essa história?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

De calçados a itens eletrônicos, há uma grande diversidade de produtos “Xing Ling”.De calçados a itens eletrônicos, há uma grande diversidade de produtos “Xing Ling”.Fonte:  Wikimedia/Divulgação 

A tradução literal de Xing Ling

Em uma tradução literal, a palavra “Xing” significa “Estrela”, enquanto “Ling” pode ser traduzido como “Zero”. Portanto, um produto “zero estrelas” deve ser considerado algo de baixa qualidade. Entretanto, esse termo é apenas utilizado no Brasil.

Como explica o vídeo do canal Cymye no YouTube, a expressão não possui conotação pejorativa na China. Possivelmente, alguém com conhecimento do idioma asiático criou essa “gíria” e ela se popularizou entre os brasileiros.

Made in Shanzhai

Por outro lado, a expressão Shanzhai é bem utilizado por americanos e europeus para se referir a materiais de baixa qualidade e produzidos na China. Principalmente, quando são imitações baratas de produtos de grandes marcas.

A origem do termo está relacionada a cidade chinesa de Shenzhen, na fronteira com Hong Kong. Durante a abertura econômica e comercial do país nos anos 1980, ela se tornou uma das primeiras Zonas Econômicas Especiais (ZEE).

Como a Zona Franca de Manaus no Brasil, a região concentra diversas fábricas de eletrônicos. Com incentivo do governo, ela abriga grandes companhias internacionais e “empresas menores” que manufaturam versões genéricas de itens populares.

Mesmo na China, é possível encontrar lojas com produtos genéricos.Mesmo na China, é possível encontrar lojas com produtos genéricos.Fonte:  Google User/Reprodução 

A popularização dos Xing Ling

Por ser uma cidade portuária, os itens fabricados em Shenzhen são facilmente exportados para diversas partes do mundo. Isso é ótimo para as marcas internacionais, bem como para as fabricantes dos produtos Xing Ling.

Por essa facilidade, esses artigos começaram a alimentar o mercado paralelo em muitos países. Especialmente, aqueles que estão em desenvolvimento ou possuem altas taxas de importação. Em diversos momentos, o Brasil se encaixou nessas características.

Pelo controle falho das alfândegas ou outros fatores, esses produtos se tornaram uma alternativa para pessoas simples. Mesmo com uma qualidade inferior e vida útil ainda menor, as imitações substituíam os produtos originais de valor elevado.

Nos anos 2000, o Brasil recebeu diversos clones de celulares feitos na China.Nos anos 2000, o Brasil recebeu diversos clones de celulares feitos na China.Fonte:  VAM/Reprodução 

Produtos Xing Ling “famosos”

O Brasil recebeu – e ainda recebe – diversos artigos produzidos na China. Desde roupas e calçados de “marcas famosas” até os aparelhos eletrônicos que estão em destaque.

Desde os anos 1990, o mercado paralelo é alimentado por diversas imitações. De certa forma, isso começou com brinquedos falsificados e videogames portáteis a pilha. Nas décadas seguintes, eles evoluíram para produtos eletrônicos diversos.

Por exemplo, com a popularização dos celulares nos anos 2000, o país recebeu vários aparelhos chineses que não passavam pelo controle da ANATEL. Outros itens populares dessa época foram os players de música digital como os dispositivos MP3 e MP4.

Infelizmente, esses produtos ainda seguem como uma alternativa para pessoas com pouco poder aquisitivo. Hoje, ao fazer uma rápida pesquisa na internet é possível encontrar imitações de aparelhos como smartwatches, fones de ouvido bluetooth e outros.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.