Google muda lideranças no setor de buscas, anúncios e engenharia

2 min de leitura
Imagem de: Google muda lideranças no setor de buscas, anúncios e engenharia
Imagem: Computer World
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.
Avatar do autor

Google anunciou alterações nas lideranças de grandes divisões da companhia, incluindo buscas, anúncios e engenharia. As novidades foram revelada aos funcionários da empresa por um e-mail, que foi obtido pelo site Search Engine Land.

Com 20 anos de empresa, o executivo Ben Gomes, que liderava a divisão de buscas da Google, foi realocado para o setor de serviços educacionais e aprendizado. Com isso, o experiente funcionário assumirá iniciativas como Google for Education, Google Scholar e Google Arts & Culture. Segundo a companhia, as soluções se tornaram prioridade por causa do crescimento do ensino à distância durante a pandemia.

Prabhakar Raghavan e Ben GomesPrabhakar Raghavan e Ben GomesFonte:  9to5Google 

O cargo que antes era ocupado por Gomes agora pertence a Prabhakar Raghavan. Antigo comandante da área de Anúncios e Comércio, o executivo assumirá grandes produtos da empresa na chefia do segmento de Buscas. Além de manter as pesquisas funcionando, o funcionário com mais de oito anos de empresa terá que cuidar de serviços como Google Assistente, Google Podcasts e Google News.

A chefia da divisão de anúncios e comércio fica nas mãos de Jerry Dischler, que trabalha no Google Ads há mais de 10 anos. Presente na firma desde 2005, o funcionário é definido pela empresa como peça-chave nas estratégias do setor.

Nova chefe de engenharia

A Google também anunciou que Jen Fitzpatrick, que liderava o Maps e outras ferramentas de localização, foi promovida para chefe do setor de engenharia da empresa. Com isso, a executiva terá que comandar cerca de 8 mil funcionários trabalhando com infraestrutura e soluções de privacidade.

Jen FitzpatrickJen FitzpatrickFonte:  9to5Google 

Com cerca de 20 anos de experiência na empresa, a antiga comandante do Maps tem bastante conhecimento sobre privacidade, o que deve ser útil em seu novo papel dentro da empresa. "Essa função oferece a ela a oportunidade de melhorar ainda mais nossos sistemas e produtos", explica o CEO Sundar Pichai, em e-mail enviado aos colaboradores da empresa.

O setor de Maps e geolocalização terá a liderança dividida por Liz Reid e Dane Glasgow.

Transição afetada pelos protestos nos EUA

Apesar da grande quantidade de mudanças, a tendência é que a transição de funções dos executivos não seja imediata. Segundo Pichai, a empresa puxou o freio nas alterações para apoiar as manifestações que estão ocorrendo nos Estados Unidos, e consequentemente estão afetando o mundo.

"Considerando tudo o que está acontecendo no mundo, reconheço que não é um bom momento para fazer alterações na forma como trabalhamos", explica o CEO da empresa. "Na semana passada, começamos a lançar esse anúncio e, em seguida, o seguramos por respeito ao que nossos colegas - principalmente os Googlers negros - estão lidando."

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Google muda lideranças no setor de buscas, anúncios e engenharia