Dia do Jornalista: 10 ferramentas tech essenciais para jornalistas

2 min de leitura
Imagem de: Dia do Jornalista: 10 ferramentas tech essenciais para jornalistas
Imagem: Pixabay

No dia 7 de abril é comemorado o dia do jornalista. O jornalismo é uma das áreas de atuação mais dinâmicas e que exige profissionais enérgicos, atentos e versáteis, que possam lidar com a informação da maneira como ela é gerada.

Para homenagear os jornalistas, o TecMundo criou uma lista com 10 ferramentas indispensáveis para os profissionais da área. Confira!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

1. Otter Voice Meeting Notes

Fonte: Play Store/ReproduçãoFonte: Play Store/ReproduçãoFonte:  Play Store 

O Otter Voice Meeting Notes é um app para transcrição de voz (em inglês) em texto. Com ele, é possível transformar reuniões, palestras, entrevistas, áudios de vídeos, entre outros, em texto editável, tudo automaticamente. Ele também pode ser usado para gerar legendas.

O app tem versão para Android e iOS e pode ser utilizado gratuitamente por 600 minutos por mês.

2. Pesquisa avançada do Google

Fonte: Journalism/ReproduçãoFonte: Journalism/ReproduçãoFonte:  Journalism 

A pesquisa do Google, embora bastante eficiente, ainda pode ser melhorada com o uso de alguns truques, como os “operadores”. Para saber como utilizá-los, clique aqui e acesse o guia completo.

3. Pesquisa avançada do Twitter

Fonte: Journalism/ReproduçãoFonte: Journalism/ReproduçãoFonte:  Journalism 

Assim como o Google, o Twitter suporta o uso de operadores que ajudam os usuários a encontrar informações de forma ainda mais eficaz, como podemos ver na imagem acima.

4. TinEye

Fonte: TinEye/DivulgaçãoFonte: TinEye/DivulgaçãoFonte:  TinEye 

O TinEye é uma ótima ferramenta online para checar a origem de imagens. Esse recurso pode ser explorado por qualquer pessoa que queira saber se uma imagem está associada a um acontecimento verídico ou se ela é fruto de uma notícia falsa. Para isso, basta entrar no site do TinEye, fazer o upload da imagem a ser verificada e analisar os resultados.

5. InVID

Fonte: InVID/DivulgaçãoFonte: InVID/DivulgaçãoFonte:  InVID 

O InVID é uma plataforma que permite que usuários autorizados por veículos de mídia possam capturar e enviar vídeos sobre acontecimentos diversos, no momento em que eles estão ocorrendo. Esses vídeos são analisados e enriquecidos com informações extras, horário, local e os metadados do dispositivo.

Após serem considerados fidedignos, eles são repassados para os sistemas de gerenciamento de conteúdo de agências de notícias, para que sejam incluídos em seu fluxo de notícias.

6. StoryMap

Fonte: StoryMap/DivulgaçãoFonte: StoryMap/DivulgaçãoFonte:  StotyMap 

Como o nome indica, o StoryMap é uma ferramenta que permite a criação de histórias, tendo como base locais destacados em um mapa. É possível usar slides para cada local, além de links de inúmeros sites e redes sociais.

7. Hunter.io

Fonte: Hunter.io/DivulgaçãoFonte: Hunter.io/DivulgaçãoFonte:  Hunter.io 

O Hunter.io é uma ferramenta que permite pesquisar endereços de emails em um domínio qualquer. O recurso é muito útil, pois pode poupar vários minutos de pesquisa em um site corporativo, quando se procura o contato de uma pessoa específica.

8. Gravador

Fonte: Play Store/ReproduçãoFonte: Play Store/ReproduçãoFonte:  Play Store 

O Gravador da Google é um app que permite gravar reuniões, palestras, ensaios e todo tipo de evento. O app transcreve o conteúdo gravado automaticamente, dando a possibilidade do usuário encontrar as partes mais interessantes de forma fácil.

9. CrowdTangle

Fonte: CrowdTangle/DivulgaçãoFonte: CrowdTangle/DivulgaçãoFonte:  CrowdTangle 

O CrowdTangle é uma ferramenta usada para rastrear a difusão de conteúdo na internet, realizando medidas de performance em mídias sociais e identificando influenciadores digitais.

10. Google Dataset Search

Fonte: Google Dataset Search/DivulgaçãoFonte: Google Dataset Search/DivulgaçãoFonte:  Google Dataset Search 

O Dataset Search é uma ferramenta de busca da Google, desenvolvida para ajudar pesquisadores a localizar dados online disponíveis gratuitamente para uso. Ele coleta fontes de dados em toda a internet, e exibe, juntamente com os resultados, as datas de publicação, autores e fornecedores de conjuntos de dados.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.