Apple Music se consolida no segundo lugar em streaming de música
Spotify continua como líder global, mas gigantes da tecnologia estão investindo nas mesmas estratégias para conquistar assinantes pagos
Por Julia Marinho
07/04/2020, às 05:00

Fonte: Counterpoint Research
Imagem de Apple Music se consolida no segundo lugar em streaming de música no tecmundo
O cenário de streaming de música online global vai sofrer grandes mudanças em 2020, impulsionado pelo crescimento registrado em 2019 e alimentado pela pandemia da coronavírus. Se o Spotifycontinua a ser líder desse mercado, o Apple Music, mesmo mantendo participação de 24% na receita total do setor e de 19% no total de assinaturas pagas, viu sua base de assinantes crescer 36% em um ano.
Spotify é a plataforma preferida entre os 358 milhões de assinantes de serviços de streaming de música.
O relatório da empresa de pesquisas Counterpart Research mostra que o Spotify detém globalmente 31% da receita total e 35% de todas as assinaturas pagas. O segundo colocado, Apple Music, segue com uma participação de 24% na receita total do setor e uma participação de 19% na base de assinaturas pagas.
Segundo um dos analistas envolvidos na pesquisa, Abhilash Kumar. “gigantes da tecnologia como Amazon, Apple e Google começaram a se concentrar no streaming de música e têm dinheiro suficiente para exercer uma forte concorrência ao Spotify. O Apple Music, por exemplo, está aprimorando seu aplicativo com a introdução do modo noturno, listas de reprodução selecionadas etc".
À procura de assinantes nos mercados emergentes
A maioria das novas assinaturas das plataformas tradicionais está afluindo de mercados emergentes, especialmente Brasil, Índia e Rússia.
Brasil é um dos países emergentes que mais consome música por streaming.
Correndo por fora, as plataformas regionais usam conteúdo local para liderar em seus mercados. O Gaana ainda é o player número 1 na Índia; o Yandex Music, na Rússia; o Anghami, no mundo árabe; e o Tencent Music Group, no mercado chinês, com a ajuda dos seus aplicativos QQ Music, Kugou e Kuwo.
Serviços regionais lideram localmente.
O analista da Counterpoint Research acredita que o setor absorverá bem o impacto da pandemia de COVID-19 . “Por causa da quarentena, a atração por canais de notícias e podcasts registrou um aumento, enquanto a transmissão de músicas caiu. As pessoas procuram ativamente por notícias, atualizações e conteúdos exclusivos".
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