Novo cronograma: testes entre 5G e parabólicas acabam em abril

1 min de leitura
Imagem de: Novo cronograma: testes entre 5G e parabólicas acabam em abril
Avatar do autor

Anatel divulgou um novo cronograma para os testes de convivência entre a rede 5G e as TVs parabólicas na faixa de 3,5 GHz, a fim de fazer mais análises e confirmar a atual solução adotada: os sistemas da TVRO em banda C. Os testes, inicialmente previstos para março, foram prorrogados e devem terminar somente em abril.

O responsável por essa decisão foi o Conselho de Espectro de Órbita (CEO). De acordo com o superintendente de Outorga e Recursos à Prestação da Anatel, Vinicius Caram, o relatório final dos testes deve estar pronto no dia 24 de abril.

“A Anatel participou dos testes em laboratório e agora está participando em campo para confirmar que os frutos são efetivos.”, informou o superintendente. Os atuais testes estudam como mitigar a interferência da rede 5G na TVRO através da instalação de novos filtros LNBFs (low-noise block feedhorns, em tradução livre "conversores de baixo ruído") nas parabólicas.

(Fonte: Olhar Digital/Reprodução)

Como informa o Sindicato das Operadoras de Telecomunicações responsável pelos testes, SindiTelebrasil, o orçamento total de instalação dos filtros para os usuários da TVRO seria de R$ 455,7 milhões.

Em um acordo divulgado no final de janeiro, a SindiTelebrasil e a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão se manifestaram a favor dessa instalação. Vale ressaltar que esses filtros ainda não haviam sido produzidos durante os primeiros testes.

Essas análises estão sendo organizadas pelas operadoras e pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPDT), sob monitoramento da Anatel. Os testes acontecem no Centro de Referência Tecnológica (CRT) da Claro, localizado no Rio de Janeiro.

Segundo as últimas informações, a viabilidade dos filtros LNBFs já foi comprovada em laboratório, mas somente o relatório final vai confirmar se essa é a solução mais adequada.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Novo cronograma: testes entre 5G e parabólicas acabam em abril