Além da derrota na Justiça, Huawei pode ficar sem chips

1 min de leitura
Imagem de: Além da derrota na Justiça, Huawei pode ficar sem chips
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A estratégia tinha mesmo poucas chances de dar certo: um juiz federal indeferiu ontem o pedido da Huawei para que considerasse a lei que a impedia de negociar com agências federais e seus contratados “inconstitucional”. Em sua decisão, o juiz argumentou que o governo agiu dentro de seus poderes quanto a aplicar à Huawei as restrições impostas na Lei de Autorização de Defesa Nacional.

O cerco à gigante chinesa se aperta mais ainda com uma proposta do governo de alterar a Regra de Produto Direto Estrangeiro (que sujeita bens fabricados no exterior com base em tecnologia ou software americanos a regulamentos dos EUA) e forçar a proibição da venda de componentes a empresas de sua lista negra.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A mais atingida seria a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC), a maior fabricante mundial de chips, que fornece para a Huawei e mais Apple, Qualcomm, Nvidia e AMD, entre dezenas de empresas. Se as regras mudarem, ela não poderá mais vender seus chips para a gigante chinesa.

A TSMC, maior fornecedora de chips de computador do mundo, pode ser proibida de vendê-los à Huawei. (Fonte: TSMC/Divulgação)

Justiça apenas para um

O Departamento de Justiça americano acrescentou no início da semana acusações ao processo iniciado em 2019, incluindo a de que a fabricante chinesa ignorou as sanções impostas pelo país ao Irã. Porém, os promotores decidiram, em 2012, não ir atrás do banco britânico HSBC Holdings Plc, que teria feito a mesma coisa.

Executivos do HSBC prestam juramento antes de depor perante o Comitê de Segurança Interna do Senado, em julho de 2012. (Fonte: Reuters/ Gary Cameron

O HSBC aceitou um acordo e pagou uma multa para enterrar as acusações de violação de sanções contra o Irã e mais lavagem de dinheiro. Mesmo depois disso, o banco teria continuado a processar as transações do país árabe por meio de sua agência em Nova York, ocultando a operação de um auditor designado pela Justiça. Segundo revelou a Reuters, promotores americanos fizeram vista grossa, em troca da cooperação do banco na investigação do governo contra a Huawei.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.