Deputada propõe emoji nas placas de carros dos Estados Unidos

1 min de leitura
Imagem de: Deputada propõe emoji nas placas de carros dos Estados Unidos

Um projeto de lei apresentado à Câmara dos Deputados do estado de Vermont, na região nordeste dos Estados Unidos, solicita a permissão para que a população possa usar emoji nas placas de carros registrados por lá, iniciativa inspirada no que já acontece em Queensland, na Austrália.

Autora do projeto, a deputada democrata Rebecca White propõe a criação de uma nova placa de registro especial para os automóveis em Vermont, permitindo ao proprietário escolher um entre seis emojis para ser adicionado aos números e letras já existentes na versão tradicional da placa.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

No documento, a deputada não informa quais tipos de emoji fariam parte desta lista seleta de seis opções disponibilizadas aos motoristas, mas certamente a tarefa de escolher seria árdua, uma vez que atualmente existem mais de 3 mil destas carinhas tão utilizadas nas mensagens trocadas pelo celular e em postagens nas redes sociais.

As novas placas de carros de Vermont podem ficar mais ou menos assim. (Fonte: Carscoops/Reprodução)

A lei estadual para as placas de veículos não permite o uso de pontos, traços, caracteres ou símbolos especiais, além de exigir que a combinação não comece com “Z”. Porém, isso pode mudar, caso o projeto seja aprovado, fazendo com que Vermont seja o primeiro estado americano a permitir o uso de emoji em placas automotivas.

Como funciona na Austrália

Os proprietários de automóveis registrados no estado de Queensland, na Austrália, já podem usar placa do carro com emoji desde março de 2019, ganhando uma opção a mais para personalizar o veículo.

É possível escolher entre cinco opções de emojis para personalizar a placa de identificação: sorrindo, piscando, de óculos escuros, com coração no lugar dos olhos e de lágrimas de emoção. A figura é utilizada junto a uma combinação com  letras e números.

Para ter essa versão diferenciada da placa é preciso pagar uma taxa equivalente a US$ 336 (ou R$ 1.408,51, em conversão direta).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.