Aliança entre três gigantes chineses lança o 'AirDrop para Android'

1 min de leitura
Imagem de: Aliança entre três gigantes chineses lança o 'AirDrop para Android'
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Como quase tudo dentro do universo Apple, as transferências de arquivos também se dão via um serviço nativo (o AirDrop), que usa uma combinação de Bluetooth e wifi para emparelhar seus dispositivos. Agora, um novo protocolo de transferência de arquivos sem fio vai ligar celulares que rodam o MIUI da Xiaomi, o ColorOS da Oppo e o FuntouchOS da Vivo (todos baseados no Android).

O novo protocolo se fez conhecido através de um comunicado no WeChat na conta MIUI oficial da Xiaomi. Segundo a publicação, será usado Bluetooth e WiFi P2P (ponto a ponto) para a transferência de dados entre dois dispositivos. A velocidade esperada é de, no mínimo, 20 MB/ s, podendo ser maior, a depender dos dispositivos envolvidos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O AirDrop da Apple é a inspiração para o novo protocolo de transferência de dados sem fio lançado pela aliança entre Xiaomi, Oppo e Vivo. (Fonte: iPhone Racks/Reprodução)

A Xiaomi, na publicação no WeChat, chamou outros fabricantes a se juntarem à iniciativa, nomeada de Peer-to-peer Transmission Alliance (ou “Aliança para Transmissão Ponto-a-ponto”). A versão beta deve ser lançada ao fim deste mês.

Entrada da Huawei na aliança é aguardada

Enquanto a própria Xiaomi tem o ShareMe, a Google disponibiliza o Fast Share – que, por conta da inclusão das fabricantes chinesas à lista negra do governo americano, não pode ser usado por telefones fabricados na China. O consumidor chinês estaria ansioso por absorver soluções para sistemas americanos ausentes por conta do embargo.

Assim, um "AirDrop para Android" não tem como dar errado: segundo dados recentes da empresa de pesquisa global especializada em produtos móveis e de tecnologia Counterpoint Research, Xiaomi, Oppo e Vivo respondiam, no último trimestre de 2019, por quase 50% dos smartphones vendidos no país. O que se especula é se a Huawei, que detém sozinha 34% do mercado doméstico, vai se unir à aliança.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.