The BRIEF

Samsung vai fabricar chips de IA para chinesa Baidu em 2020

Chamado de KUNLUN, novo componente poderá ser utilizado em diferentes funções envolvendo computação de alto desempenho

Avatar do(a) autor(a): Mateus Mognon

19/12/2019, às 11:00

Samsung vai fabricar chips de IA para chinesa Baidu em 2020

Fonte:

Imagem de Samsung vai fabricar chips de IA para chinesa Baidu em 2020 no tecmundo

A empresa chinesa Baidu concluiu o desenvolvimento do seu chip de inteligência artificial chamado KUNLUN, que será produzido em massa em 2020. A tecnologia ganhará vida graças a uma parceria da gigante da China com a Samsung, que cuidará da fabricação do componente voltado para computação de alto desempenho (HPC).

Segundo o comunicado, esta é a primeira grande parceria entre a gigante chinesa e a divisão de semicondutores da companhia sul-coreana. O Baidu KUNLUN é feito com a tecnologia de processamento neural XPU, voltada para funções de nuvem e IA, e será fabricado com a litografia de 14 nanômetros da Samsung. A construção utilizará a solução I-Cube, que possui uma ponte de conexão entre o chip principal e a memória HBM2, seguindo o design mostrado na imagem abaixo.

(Fonte: Samsung/Divulgação)

A nova solução da Baidu promete oferecer 512 gigabytes por segundo (GBps) de largura de banda de memória e fornecer até 260 TOPS ao operar em 150 watts. Além disso, a tecnologia de processamento de linguagem neural Ernie, ao funcionar com o KUNLUN, deve realizar operações três vezes mais rápido que os resultados alcançados com outros aceleradores de inteligência artificial.

De acordo com o comunicado, a parceria entre as firmas foi essencial para o alcance de um chip com usabilidade ampla e de alto desempenho. Em comparação aos processos de fabricação anteriores, a solução atual da Samsung oferece 50% mais potência e integridade de sinal, além de tamanho reduzido e eficiência energética. “Conseguimos atender e superar nosso objetivo de oferecer uma experiência superior ao usuário de IA”, comentou o arquiteto da Baidu OuYang Jian.

(Fonte: Samsung/Divulgação)

O Baidu KUNLUN chegará ao mercado em 2020 e poderá ser aplicado em diversas funções. Além do já mencionado processamento de linguagem natural, o chip também conta com otimizações para outras cargas de trabalho envolvendo IA. Segundo a empresa, a solução também pode ser aplicada para ranqueamento de buscas, reconhecimento de fala, direção autônoma e deep learning.

Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.


Mateus Mognon é jornalista formado pela UFSC com mais de 10 anos de experiência no mercado online. Editor no site do TecMundo, gerenciando os cadernos do Voxel (games) e do Minha Série (entretenimento).


Fontes