Vivo está negociando compra da Oi, mas só a telefonia móvel

1 min de leitura
Imagem de: Vivo está negociando compra da Oi, mas só a telefonia móvel
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A Oi começou a negociar a venda de sua unidade móvel – a revelação foi feita ontem (13) pelo diretor de Operações do Grupo Telefónica (Vivo, no Brasil), Ángel Voilá, a analistas e investidores durante a conferência European Technology, Media and Telecoms, em Barcelona, na Espanha.

Segundo o executivo, assessores da Oi procuraram a empresa espanhola para iniciar conversações sobre uma futura aquisição. Vilá afirmou que a Telefónica está estudando a proposta e avaliando os ativos da companhia brasileira.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Para ele, a Oi é atrativa não apenas por conta do seu desempenho dentro do plano de recuperação fiscal que vem seguindo, como também pela “base substancial de clientes e uma posição de espectro significativa”.

A Oi opera hoje com 38 milhões de linhas ativas, a maior parte no Rio de Janeiro e em São Paulo. (Fonte: Veja/Ricardo Matsukawa/Reprodução)

A declaração do executivo da Vivo é a primeira que confirma a intenção da Oi de se desfazer de sua unidade móvel. Claro, TIM e Telefónica sempre negaram haver consultas em andamento sobre uma possível compra conjunta, com a posterior divisão do saldo entre as três.

Vai-se a rede de telefonia, fica a liquidez

A venda da rede de telefonia móvel pode render à Oi até US$ 4,8 bilhões. O dinheiro seria bem-vindo no momento em que a operadora enfrenta uma crise de liquidez, enquanto tenta seguir os planos de reestruturação de sua dívida, calculada em US$ 19 bilhões (a segunda maior de todos os tempos no Brasil).

Mesmo tendo que juntar forças para arrebatar o segmento móvel da operadora, além de eliminar um concorrente do mercado as empresas compradoras receberiam 38 milhões de linhas ativas – a maior parte, nos principais mercados do país (Rio de Janeiro e São Paulo).

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Oi é a quarta maior operadora de telefonia móvel do país, com metade de usuários da Vivo (controlada pela Telefônica, da Telecom Italia), líder do segmento com quase 74 milhões de linhas ativas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.