Patente da Samsung detalha dispositivo dobrável igual ao Surface Duo

1 min de leitura
Imagem de: Patente da Samsung detalha dispositivo dobrável igual ao Surface Duo
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.
Avatar do autor

A Samsung, aparentemente, já planejava introduzir sua família de dispositivos dobráveis há alguns anos. A fabricante sul-coreana registrou uma patente de um dispositivo com duas telas, bastante semelhante ao que vimos no Microsoft Surface Duo e podia indicar o desenvolvimento de um aparelho dobrável anos atrás.

O dispositivo de duas telas da Microsoft é uma novidade, diferente da patente da Samsung. O documento é datado de 2015 — e não foi o primeiro conceito registrado pela marca. Outro documento, este feito em 2013, detalhava também um aparelho com duas telas, bordas espessas e, pasme, botões capacitivos tradicionais do Android.

Patente da Samsung de 2013. (Fonte: Patently Mobile/Reprodução)

Embora ele se pareça com o Samsung Galaxy Fold, ter duas telas paralelas implicam numa experiência bastante diferente. Ao ser aberto, o Galaxy Fold mudava a interface para algo próximo de tablets, o que é o ideal para navegar em uma tela maior. Então, em algum momento do desenvolvimento a Samsung deve ter decidido mudar seu foco e criar um novo conceito.

No caso do Microsoft Surface Duo, ambas as telas são utilizadas paralelamente, perfeitas para multitarefa. A Microsoft, por sua vez, registrou a patente do Surface Duo meses depois, mas excluía os botões capacitivos, mas preservava a conexão entre as telas e posição das câmeras.

Patente da Microsoft. (Fonte: Patently Mobile/Reprodução)

Pela idade da patente, podemos concluir que a Samsung mudou a direção do desenvolvimento para o Galaxy Fold, unindo das duas telas e criando uma espécie de tablet e resultou no que já temos hoje.

Entretanto, se entrar na justiça contra a Microsoft for de interesse da Samsung, provavelmente as duas gigantes se envolveriam em um processo problemático e a Samsung poderia utilizar sua patente mais antiga para acusar a Microsoft de plágio. Como não há indícios dessa briga, provavelmente a Samsung não pretende interferir no lançamento da concorrente.

***

Gosta de celulares? Que tal saber tudo sobre o universo desses aparelhos e ainda aprender sobre sua manutenção? Se inscreva no maior congresso online sobre celulares do Brasil: www.concell.com.br

Cupons de desconto TecMundo:

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Patente da Samsung detalha dispositivo dobrável igual ao Surface Duo