Lucro da Samsung cai quase 56% por baixa demanda de chips

1 min de leitura
Imagem de: Lucro da Samsung cai quase 56% por baixa demanda de chips
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Nesta quarta-feira (30), a Samsung divulgou dados sobre sua receita no terceiro trimestre deste ano, registrando uma forte queda de lucro de quase 56% em relação ao mesmo período de 2018. A razão é a baixa demanda mundial por chips.

No período que compreende os meses de julho a setembro, a Samsung obteve um lucro de US$ 6,6 bilhões. Comparando com o ano passado, a receita total caiu 5,3%, indo para US$ 53 bilhões.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A companhia é conhecida por ser a maior fabricante de smartphones e TVs do mundo, mas ela também é a maior fabricante de chips de memória, sendo que gera mais receita no setor de semicondutores do que qualquer outra companhia, incluindo a Intel, ex-líder desse mercado. Por isso, quando o setor sofre um baque, ele acerta a Sammy em cheio. No período citado, a receita da divisão de semicondutores da Samsung teve queda de 29%.

Chip de memória da Samsung. (Fonte: Samsung/Divulgação)

Os resultados gerais do terceiro trimestre, embora ruins, foram um pouco melhores do que o esperado pelos analistas. O fato é que os números foram puxados para baixo porque o mesmo período do ano anterior representou o melhor resultado da companhia em todos os tempos.

Setor de smartphones vai bem

Embora o mercado mundial de smartphones também esteja em declínio, a Samsung conseguiu resistir muito bem no setor.

Atualmente, os usuários trocam de celular com menos frequência, e os preços altos também inibem as vendas. Mesmo assim, a receita da divisão móvel da Sammy cresceu 17,4% no terceiro trimestre, em relação a 2018.

A Samsung atribuiu as fortes vendas ao Galaxy Note 10, que foi muito bem recebido pelo mercado, além dos aparelhos da linha A, que disputam espaço no segmento de custo-benefício. O Note 10, inclusive, está vendendo substancialmente melhor que o aparelho da geração anterior.

Otimismo para 2020

Para 2020, a Samsung prevê uma pequena recuperação no setor de semicondutores, devido à expansão do mercado de data centers e dos modelos de smartphones 5G.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.