Operadoras vão exigir selfie via app para habilitar novas linhas pré-pagas

1 min de leitura
Imagem de: Operadoras vão exigir selfie via app para habilitar novas linhas pré-pagas
Avatar do autor

As operadoras de telefonia vão exigir que os usuários façam o download de um app, pelo qual eles deverão enviar uma selfie, além de dados que já são pedidos atualmente, como RG, CPF e comprovante de residência. A prática será adotada durante a habilitação de novas linhas pré-pagas e tem como objetivo acabar com as fraudes no cadastro deste tipo de serviço. A previsão é de que o procedimento entre em vigor a partir segundo semestre de 2020.

Esta semana, inclusive, tem início a fase nacional do recadastramento de clientes de linhas pré-pagas que tenham problemas de cadastro, e vai até o dia 16 de novembro. Mas, por enquanto, a selfie não será exigida.

Fonte: Pixabay

Até o início da década passada, nenhum cadastro era exigido para se utilizar uma linha pré-paga no Brasil. Essa facilidade gerou problemas que são sentidos até hoje pelas operadoras, sem falar nas fraudes. O cadastro com o fornecimento de documentos só virou lei em 2003.

Agora, a ideia é eliminar fraudes e golpes por meio de um app que está sendo desenvolvido pela mesma empresa que já cuida da portabilidade entre linhas móveis e fixas, a ABR Telecom. Todos os usuários que precisarem ativar uma nova linha pré-paga terão que baixar o app e usá-lo para enviar uma selfie tirada a partir dele, assim como os outros documentos que serão digitalizados. O app será único e utilizado por todas as operadoras, mas cada uma terá seu próprio banco de dados, o qual não será compartilhado.

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), aproximadamente 1,2 milhão de linhas pré-pagas brasileiras possuem inconsistência de dados cadastrais.

O app começa começará a ser testado no início do ano que vem.

Cupons de desconto TecMundo:

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Operadoras vão exigir selfie via app para habilitar novas linhas pré-pagas