Privatização dos Correios não deve ocorrer tão cedo, afirma Marcos Pontes

1 min de leitura
Imagem de: Privatização dos Correios não deve ocorrer tão cedo, afirma Marcos Pontes

Em audiência realizada nesta terça-feira (06) na Câmara dos Deputados, o Ministro Marcos Pontes e o presidente dos Correios, general Floriano Peixoto, afirmaram que a privatização da companhia não começou nem foi aprovada.

A venda da estatal para o setor privado deverá ser estudada e realizada com planejamento. Nas palavras de Pontes, "não existe nenhum procedimento de desestatização ou privatização para nos preocupar neste momento", e se for aprovada deverá ser "feita da melhor forma possível, com a participação de todos".

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A declaração soou como uma discordância de ideias entre o ministro e o Presidente Jair Bolsonaro. Meia hora depois, em um evento em São Paulo, Bolsonaro afirmou:  "Vamos privatizar os Correios".

Aparente contradição

Quando questionado sobre a afirmação do presidente e a possível contradição, Pontes disse que sua declaração foi baseada na conversa que teve com Bolsonaro na noite anterior, quando o presidente disse que mantém sua intenção de privatizar a empresa, porém que isso não deve ocorrer agora.

Durante a audiência, que foi acompanhada em grande parte por funcionários dos Correios, Pontes explicou que a preocupação imediata do governo é manter a companhia em pleno funcionamento e "autossustentável econômica e financeiramente".

Presidente dos Correios propôs estratégias

O presidente dos Correios aproveitou a ocasião para propor duas "alternativas de desestatização", que seriam incluir a empresa diretamente no Plano Nacional de Desestatização (PND) ou utilizar o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) a fim de estudar a melhor alternativa para o processo de privatização.

Amazon e Alibaba estão interessadas

Bolsonaro já vinha falando no assunto mesmo antes de tomar posse. Com isso, duas gigantes do varejo em seus países de origem, Amazon (EUA) e Alibaba (China), já demonstraram interesse em comprar os Correios caso a privatização seja aprovada. Com a compra, a nova dona da empresa teria uma imensa participação no mercado varejista brasileiro de forma instantânea.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.