Amazon completa 25 anos e se aproxima do fim, segundo previsões de Bezos

1 min de leitura
Imagem de: Amazon completa 25 anos e se aproxima do fim, segundo previsões de Bezos
Imagem: Flickr / Steve Jurvetson

Hoje é o aniversário de 25 anos da Amazon e isso significa que a empresa deve ter uma expectativa de vida de um pouco mais de cinco anos, de acordo com previsões de seu fundador, Jeff Bezos. Calma, explicamos: o empresário afirmou repetidas vezes que grandes companhias estão fadadas à falência e que, em média, isso acontece perto trigésimo ano de operação.

É difícil acreditar na suposição de Bezos se olharmos para os resultados da companhia que foi considerada, no ano passado, a mais valiosa do mundo — e que tem à frente o homem mais rico do planeta. Bezos, por outro lado parece estar convencido da mortalidade da Amazon, comentando o assunto mais vezes do que qualquer outro CEO de gigantes do mercado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Com mídia, consumidores e investidores em cima das grandes empresas é raro ouvir um líder fazer previsões negativas sobre o negócio. Mas Bezos já citou três vezes em seis anos este prazo de vida.

Previsões

Em 2013, em um programa de TV, o líder da Amazon disse que “as empresas têm vida curta ... e a Amazon será interrompida um dia”. Perguntado se isso o incomodava, respondeu: “eu não me preocupo com isso porque sei que é inevitável. Empresas vêm e vão, e as que são as mais brilhantes e mais importantes de qualquer época desparecem depois de apenas algumas décadas”.

Já em 2017, Jeff escreveu aos acionistas da empresa falando sobre como todo os grandes negócios têm um “declínio excruciante e doloroso”, comentando como adiar este momento. 

Por fim, em 2018, Bezos anunciou: “prevejo que um dia a Amazon irá falhar”. Foi nesta oportunidade que o empresário comentou sobre a expectativa de vida de cerca de 30 anos das grandes empresas.
“A Amazon vai à falência. Se você olhar para grandes empresas, sua expectativa de vida tende a ser de mais de 30 anos, não mais de cem anos”, disse ele.

Apesar de anunciar a mortalidade da empresa repetidas vezes, o empresário também ressalta que trabalha para adiá-la diariamente. Falta pouco tempo para sabermos se Jeff Bezos além de ser um empresário de sucesso, pode também fazer bico de vidente.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.