Nova Previdência: o que muda para quem é MEI?

1 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Nova Previdência: o que muda para quem é MEI?
Avatar do autor

Equipe TecMundo

A popularização da internet trouxe uma enorme vantagem para vários profissionais: a possibilidade de realizar suas atividades de casa ou de qualquer outro lugar, prestando serviços para clientes sem depender de um chefe ou empresa específica.

E uma das melhores maneiras para começar a empreender é se tornar um Microempreendedor Individual (MEI). Com esse registro, você passa a ter direito a um CNPJ e garante facilidades como abertura de conta bancária, emissão de notas fiscais e pedidos de empréstimos diferenciados. É uma forma de desburocratizar a criação de empresas e garantir que profissionais autônomos fiquem regularizados.

Com a chegada da Nova Previdência, muita gente está se perguntando se a contribuição do MEI será alterada. Se você trabalha nesse regime, pode ficar tranquilo, pois são poucas as mudanças e elas são bem fáceis de compreender. Vamos passar por cada uma delas? Assim você pode conferir os detalhes e formar sua própria opinião.

Mudanças para quem é MEI

No regime atual, o MEI deve contribuir todos os meses ao INSS com o valor de 5% do salário mínimo somado às taxas de ISS e ICMS, que podem variar entre R$ 1 e R$ 6, dependendo da atividade. Nada disso mudará com a Nova Previdência. A alíquota de contribuição para o MEI continuará sendo a mesma, sofrendo alterações apenas quando houver reajuste no salário mínimo, como já acontece atualmente.

Com esse pagamento, o MEI garante todos os benefícios aos quais tem direito, como auxílio-doença e salário-maternidade, pensão por morte e auxílio-reclusão. Além disso, nada impede o MEI de exercer outra profissão e recolher a contribuição previdenciária de ambas as atividades.

Esse é apenas um dos exemplos de como a Nova Previdência foi feita para combater as desigualdades. Todas as classes trabalhadoras participarão. Sem privilégios. Mas, com ela, quem ganha menos pagará menos e quem ganha mais pagará mais. Essa é a verdade.

Ainda tem dúvidas sobre as mudanças? Para mais detalhes, acesse o site da Nova Previdência. Lá você confere todas as informações oficiais sobre o projeto.

Publieditorial patrocinado pela Secretaria Especial de Comunicação Social do Governo Federal.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.