O Airbnb anunciou hoje (07) a compra do HotelTonight, uma plataforma especializada em reservas de última hora para quartos em hotéis independentes. Não foi informado quanto a empresa gastou na transação, mas uma rodada de investimentos avaliou o HotelTonight em US$ 460 milhões em 2017.

Com essa aquisição, o Airbnb entrou de vez no mercado da “hotelaria” propriamente dita. A grande maioria dos estabelecimentos disponíveis para reserva no Airbnb hoje são quartos, casas e apartamentos alugados por temporada por indivíduos, mas também existem algumas pousadas e hostels.

Mesmo assim, pelo menos de início, o Airbnb e o HotelTonight vão continuar operando de forma separada e independente.

De acordo com o Wall Street Journal, essa transação já vinha sendo negociada há algum tempo, mas estava parada por motivos não determinados. O anúncio da compra consolida a posição do Airbnb em tentar oferecer um “catálogo” de hospedagens mais completo e profissional.

Mais profissional

Grande parte do processo de construção de uma plataforma completa de viagem é servir a todo tipo de hóspede

Esse movimento vem começando desde 2017, quando a empresa passou a convidar estabelecimentos comerciais para a plataforma. Em janeiro deste ano, o Airbnb informou que a quantidade de quartos em pousadas, hotéis, hostels e resorts aumentou 152% em doze meses, mas não temos nenhum número absoluto ou mesmo filtros por região.

Com tudo isso, a empresa estaria tentando mostrar que está madura o suficiente para lançar suas ações na bolsa de valores. “Grande parte do processo de construção de uma plataforma completa de viagem é servir a todo tipo de hóspede, tenham eles planejado sua viagem com um ano de antecedência ou apenas um dia”, disse Brian Chesky, CEO do Airbnb em comunicado oficial.