Apple é processada por “patent troll” devido tecnologia de carregamento USB

1 min de leitura
Imagem de: Apple é processada por “patent troll” devido tecnologia de carregamento USB
Fonte: imore
Avatar do autor

Uma empresa chamada Fundamental Innovation Systems International (FISI) processou a Apple nos EUA por conta da infração de uma série de patentes relacionadas a carregamento de dispositivos eletrônicos via USB. A empresa é basicamente uma “patent troll”, já que não produz qualquer dispositivo, apenas registra ou compra patentes de outras empresas para lucrar em cima de royalties ou licenciamento.

A FISI vem entrando em contato com a Apple desde 2015, quando adquiriu um pacote de patentes da BlackBerry/RIM relacionadas ao carregamento de dispositivos eletrônicos por meio de cabos USB. A empresa enviou cartas para vários representantes da Apple para negociar um licenciamento.

Em 2016, a FISI inclusive conseguiu acordos de licenciamento com empresas como HuaweiLG e Samsung.

Apple não usa puramente o padrão USB para a recarga da bateria de seus produtos, mas sim um conjunto de tecnologias

Depois de muita insistência, executivos da Maçã concordaram em se encontrar com o pessoal da FISI. Só que, neste mês, a Apple conseguiu uma liminar na justiça negando a validade das patentes para seus dispositivos. O argumento era de que a Apple não usa puramente o padrão USB para a recarga da bateria de seus produtos, mas sim um conjunto de tecnologias, algumas inclusive proprietárias, como as portas Lightning.

Por conta disso, a FISI decidiu processar a Apple em um tribunal norte-americano conhecido por ser bastante favorável a donos de patentes. Dessa forma, as chances de a empresa vencer a peleja por lá é grande.

Uma saída para a Apple seria fazer um acordo extrajudicial, concordando em pagar o licenciamento. A outra opção seria arriscar ir ao julgamento e ter que pagar multas muito mais altas.

Não há, contudo, qualquer estimativa sobre quanto a Apple poderia perder nesse processo. Mas como as patentes da FISI implicam sobre produtos como iPhone, iPad, Apple Watch, iPod e Macs, a cifra pode ser bem grande.

Cupons de desconto TecMundo:

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Apple é processada por “patent troll” devido tecnologia de carregamento USB