Imagem de: AMD registra nova logomarca para Vega II

AMD registra nova logomarca para Vega II

1 min de leitura
Avatar do autor

A AMD registrou uma nova logomarca para sua arquitetura Vega de placas de vídeo. A imagem é basicamente a mesma de antes, mas com duas listras cortando uma das abas (a da direita) que formam o “V”, no sentido vertical. Seria a representação do número 2 em algarismos romanos.

No evento (Next Horizon) em que a empresa anunciou seus novos chips em 7 nanômetros, tomamos conhecimento das Radeon Instinct MI60 e MI50, que estão sendo fabricadas sob a arquitetura Vega 20 e serão lançadas em 2019. Elas serão destinadas aos data centers, na utilização de aplicações que envolvam computação de alta performance, computação em nuvem, deep learning etc.

No início deste mês, já tivemos vazamentos sobre a próxima linha de GPUs Radeon RX que a AMD deve lançar no ano que vem. Essas placas, desenvolvidas sob a arquitetura Navi, terão como foco o mercado de jogos. O que se sabe, por enquanto, é que elas deverão competir no segmento mediano, até o nível das GeForce RTX 2070.

No entanto, em entrevista ao Barrons.com, a CEO da AMD, Lisa Su, afirmou que a companhia pretende brigar, também, no segmento de alta performance em jogos.

Se não temos modelos high-end das Radeon RX nos vazamentos recentes, seria a Vega 2 uma marca a ser utilizada nas placas topo de linha para o mercado de jogos em 2019? Algumas fontes duvidam, justificando que um codinome registrado não resulta, necessariamente, em um lançamento de produto. Além do mais, no roadmap da companhia não consta nenhuma marca Vega 2.

Outros sites cogitam essa possibilidade pelo fato de o registro não ter sido apenas de um nome, mas de um símbolo.

O fato é que, atualmente, as GPUs mais fortes da AMD, para o mercado de jogos, são as Radeon RX Vega 64 e Vega 56. Talvez a companhia queira repetir a estratégia da nomenclatura para atualizar esses modelos para o ano que vem, mas também é possível que a marca nunca venha a ser utilizada. Jeito é esperar para ver.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Veja também
AMD registra nova logomarca para Vega II