Apple vai lançar programa de conserto para iPhones e Macs mais antigos

1 min de leitura
Imagem de: Apple vai lançar programa de conserto para iPhones e Macs mais antigos

Após adicionar o iPhone 5 à lista de produtos considerados obsoletos, a Apple vai lançar um programa de consertos voltado para outros eletrônicos fabricados pela companhia que são classificados dessa forma. Com o nome de Repair Vintage Apple Produtcs Pilot, ele vai permitir que reparos sejam feitos nas lojas da Apple ou em autorizadas de todo o mundo.

Como informado na notícia sobre a adição do iPhone 5 a essa lista, a Apple classifica produtos como obsoletos ou clássicos depois de um período que pode variar entre cinco e sete anos após a fabricação ser encerrada. O próprio iPhone 5 será um dos primeiros a fazer parte do novo programa, juntamente com o MacBook Air de 2012 e o iMac de 2011, embora esse último possa ser consertado apenas nos Estados Unidos e na Turquia.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A companhia vai adicionar mais produtos ao programa até o fim do ano, incluindo o MacBook Pro (2012), o Mac Pro (2012) e o iPhone 4S. Como o anúncio ainda não foi feito oficialmente pela companhia – todas as informações são de fontes ouvidas pelo 9to5Mac – mais detalhes sobre o programa ainda não foram revelados.

iPhone 4S.iPhone 4S, lançado pela Apple em 2011.

É uma estratégia condizente com as iniciativas da Apple de impedir que seus produtos sejam consertados por pessoas sem autorização direta da empresa. A Apple é uma das principais opositoras ao movimento “Right to Repair”, que ganhou força nos EUA com o objetivo de permitir que os usuários possam fazer os próprios reparos nos aparelhos que compram.

Em abril, uma investigação do Engadget mostrou que até mesmo trocar peças originais do iPhone sem autorização da Apple poderia inutilizar funções do aparelho, com o próprio sistema operacional impedindo as partes trocadas de operar normalmente. No caso desses dispositivos mais antigos, o mais provável é que os usuários procurem fazer os consertos em lojas não-autorizadas na própria cidade, que normalmente têm serviços mais baratos.

No novo programa, os consertos por funcionários certificados pela Apple serão feitos dependendo da disponibilidade de peças no local. Mais informações devem ser reveladas no momento do anúncio oficial.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.