A Samsung abriu os cofres e fechou um acordo para comprar a companhia espanhola Zhilabs a fim de facilitar a implementação da tecnologia 5G em seus smartphones. A mais recente aquisição da companhia sul-coreana fica sediada em Barcelona e é conhecida por seu trabalho de análise de dados e rede baseados em inteligência artificial (IA).

Segundo a Samsung, a automação baseada em IA terá um papel central na implementação de novos serviços nesta fase 5G das comunicações móveis, com funções importantes em áreas como veículos conectados e Internet das Coisas.

“A transformação baseada em IA pode ser utilizada para analisar tráfego, classificar aplicações em uso e aprimorar a qualidade do serviço em geral visto que as necessidades não podem mais ser atendidas pelas soluções existentes”, aponta a empresa.

A Zhilbas passa a pertencer integralmente à Samsung e manterá as suas operações de forma independente. A marca sul-coreana afirmou, ainda, que continuará investindo em na aquisição de empresas “movidas a tecnologias emergentes” para desenvolver novas soluções de otimização de serviços sem a necessidade de intervenção humana.

Os valores da negociação não foram revelados.