Google Pay fará transferências de dinheiro entre usuários por QR Code

1 min de leitura
Imagem de: Google Pay fará transferências de dinheiro entre usuários por QR Code
Imagem: trustedreviews

De acordo com uma desenvolvedora de software chamada Jane Manchun Wong no Twitter, a Google estaria trabalhando na transferência de dinheiro entre usuários por meio de códigos QR. A funcionalidade já é popular no app Tez, uma ferramenta de pagamentos e transferências criada pela Google exclusivamente para o mercado indiano.

Como essa novidade ainda não é oficial, não sabemos quando esse recurso deve ser liberado para os usuários, tampouco em quais regiões isso deve funcionar. Atualmente, a principal tecnologia usada pelo Google Pay para realizar pagamentos no mundo é o tradicional NFC, também usado em concorrentes como Apple Pay e Samsung Pay.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A Google, contudo, parece interessada em diversificar os métodos de pagamento da sua solução a fim de incluir mais usuários nesse segmento. Isso porque a maioria dos smartphones intermediários e de entrada não possuem NFC, fincando impedidos de usar o Google Pay completamente.

De acordo com as capturas de tela divulgadas por Wong, os códigos QR só estão sendo usados para transferências entre usuários, também conhecidas como peer-to-peer. Não sabemos, portanto, se esse padrão poderá ser usado para pagamentos em estabelecimentos comerciais, como é o caso do NFC.

Caso isso se concretize, o Google Pay pode se tornar mais popular no Brasil. Isso porque a Cielo lançou recentemente uma plataforma aberta que vai gerar códigos QR nas maquinhas de cartão dos estabelecimentos que poderão ser escaneados pelos apps de bancos e operadoras de cartões (apenas Banco do Brasil, Bradesco e alguns outros inicialmente) para realizar pagamentos.

Ainda é cedo para dizer que essa tecnologia pode realmente se popularizar por aqui, mas considerando que o próprio Google Pay e seus principais concorrentes também continuam patinando no nosso mercado, talvez a Google tenha interesse em dar uma vantagem a mais para seu serviço.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.