Por mais rotineiras que tenham se tornado as viagens entre a Terra e a Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em inglês) e que elas já não sejam mais notícia, um feito relacionado a elas chamou a atenção na última semana: uma nave cargueira russa fez a viagem mais rápida de todos os tempos até a ISS, gastando apenas três horas e 40 minutos da base de lançamento até a estação.
Se você não faz a mínima ideia de quanto tempo uma nave do tipo costuma levar numa missão assim, saiba que o último recorde havia sido de cinco horas e 39 minutos – o que significa que a viagem da semana passada, cumprida pela nave Progress MS-09, lançada desde o Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, foi capaz de reduzir esse tempo em impressionantes duas horas.
Nossos vídeos em destaque
Os detalhes da viagem foram mantidos em sigilo pelos russos, mas sabe-se que as missões de reabastecimento da agência espacial do país passaram há pouco tempo a ser guiadas por um novo sistema de navegação, mais inteligente e eficaz que o anterior. Foi ele que planejou a viagem e ajudou a Rússia a economizar um tempo precioso, antecipando a chegada da nave à ISS.
O novo sistema certamente ajudou, mas também é preciso considerar que o tempo de viagem de uma nave como a Progress até a ISS depende de inúmeros fatores, entre eles a posição da estação na órbita terrestre – o que pode ter ajudado no recorde da semana passada. Às vezes, a nave pode levar até dois dias inteiros para percorrer o caminho entre a base de lançamento e a estação.
Viagens tripuladas mais curtas
A missão recordista foi cumprida por uma nave não-tripulada, mas a agência espacial russa espera que o novo sistema de navegação possa otimizar também as viagens das naves que levam os astronautas para suas temporadas a bordo da ISS. Eles vão adorar a notícia, afinal, quanto menos tempo presos nas cápsulas apertadas que fazem o transporte, melhor, concorda?
)
)
)
)
)
)
)