O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações Gilberto Kassab assinou ontem (29) o ato que autoriza o desligamento do sinal analógico de televisão em sete capitais às 23h59 desta quarta-feira (30). São elas Aracaju (SE), Belém (PA), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Manaus (AM), Natal (RN) e Teresina (PI). O desligamento ocorre, também, nas regiões metropolitanas dessas capitais.

Junto de São Luís (MA), João Pessoa foi a capital brasileira com o maior número de aparelhos já adaptados para o sinal digital — 95%. Com a nova medida, 100 milhões de brasileiros passarão a receber exclusivamente o sinal digital de televisão no Brasil. “Com isso, serão cerca de 100 milhões de brasileiros que assistirão, na TV, aos jogos da Copa do Mundo no sistema digital, a metade da população brasileira”, celebrou Kassab.

Além das sete capitais, outras 82 cidades terão o sinal analógico encerrado hoje, totalizando assim 89 municípios ao todo. O cronograma do governo federal informa que o sinal analógico será encerrado nas 5.570 brasileiras até o final de 2021. Até o final deste ano, isso acontece em todas as capitais e suas regiões metropolitanas.