Pois é, agora há mais uma empresa acelerando os motores no mercado de veículos autônomos. Você já deve ter ouvido falar da Mobileye, uma divisão da Intel que é voltada para o desenvolvimento de tecnologia autônoma; agora, esta unidade deu um passo adiante para não ficar atrás dos concorrentes. 

A Mobileye assinou um contrato para fornecer 8 milhões de veículos para uma montadora europeia trabalhar com a tecnologia de direção autônoma da empresa. Mas qual será essa montadora? Ninguém sabe, pelo menos por enquanto. Esta parceria traz vantagens não só para a Intel, mas também para as empresas concorrentes - e uma delas é a Nvidia, a qual é um nome de destaque na produção de chips de energia para os veículos autônomos. No ano passado, por exemplo, a Nvidia foi considerada uma manufatureira dominante no mercado. 

1

Enquanto isso, o novo passo da Mobileye mostra muito bem como as montadoras de carros estão se apressando para trazer recursos tecnológicos que tornem automáticas certas tarefas na hora de dirigir - como na hora de pegar estrada ou frear em emergências.  

Na verdade, isso não é algo tão distante assim da realidade; na sede em Jerusalém, por exemplo, a Mobileye está fazendo testes com uma tecnologia chamada "Nível 4", em veículos Ford Fusion híbridos. No projeto, há 12 pequenas câmeras instaladas e um chip no porta-malas. O resultado foi bem animador: os carros rodaram nas estradas de Jerusalém com tráfico intenso sem interferência dos motoristas. 

2

Atualmente, a Mobileye está trabalhando com diversas manufatureiras - inclusive grandes nomes, como a General Motors, Nissan, BMW e outras, justamente para ajudar no fornecimento de tecnologia da direção autônoma.