Agência Mundial Antidoping planeja usar inteligência artificial em testes

1 min de leitura
Imagem de: Agência Mundial Antidoping planeja usar inteligência artificial em testes

A WADA (World Anti-Doping Agency ou Agência Mundial Antidoping) fez uma revelação bastante interessante sobre uma nova forma de combater as irregularidades nos esportes. Olivier Niggli, diretor da agência, disse ao site iNews que a instituição pretende usar inteligência artificial — IA — na luta contra a dopagem (doping).

Nas próximas semanas, a WADA dará início aos projetos de piloto de IA e tentará intensificar as tentativas de uso da tecnologia. "Nós estamos avançando nas discussões sobre inteligência artificial. Há muitas coisas promissoras", relata Niggli.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

1

E como isso funcionaria? A organização acredita que a IA pode ser usada para identificar atletas com suspeitas de doping, criar "alertas vermelhos" e melhorar a forma como os testes são realizados. Se um esportista for marcado com esse alerta, seria ativado imediatamente um sistema específico e direcionado de testes. Essa IA identificaria padrões nos dados já coletados hoje em dia e seria capaz de analisar essas informações quase instantaneamente.

Há muitos dados que já são coletados no sistema antidoping — sejam eles pelos passaportes [dados biológicos dos atletas], pelos testes, pelos resultados dos atletas. Se você criar um sistema que use esses dados de forma significativa, acredito que seria possível desenvolver algumas ferramentas bem poderosas.

A WADA informa que recursos humanos e financeiros sempre foram escassos na luta contra o doping, mas a IA poderia realmente ajudar nisso. Mesmo que os alertas tecnológicos não possam ser encarados como provas conclusivas de doping, os testes subsequentes — gerados pelos alertas — "fechariam o cerco" contra as irregularidades.

Niggli ainda comenta que "somente algoritmos sofisticados seriam capazes de analisar diferenças, o que levaria as organizações antidopagem a focarem nos indivíduos corretos". O diretor acredita que, em 5 anos, as empresas serão muito mais eficazes em analisar dados coletados. "É um mundo complexo que requer respostas complexas", complementa.

E você, acredita que isso vai dar certo? Comente abaixo!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.