Casas já podem ser feitas em impressoras 3D? Já sim... E bem rápido

1 min de leitura
Imagem de: Casas já podem ser feitas em impressoras 3D? Já sim... E bem rápido

Não é novidade para ninguém que as impressoras 3D estão se tornando capazes de imprimir objetos cada vez mais complexos  basta ver os relatos de impressões de comida, instrumentos musicais e até mesmo dispositivos utilizados por médicos. Contudo, você já pensou em imprimir uma casa em apenas um dia? Pois é, agora isso também é possível.  

A ONG New Story e a empresa Icon se uniram nesse projeto, para criar casas voltadas a abrigar pessoas de países em desenvolvimento. O projeto foi colocado em prática da seguinte forma: a impressora que está sendo utilizada é a Vulcan, que tem dimensões um pouco grandes, mas que mesmo assim pode ser transportada para outros locais.  

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A Vulcan foi liberando uma mistura de concreto ao ser acionada, e essa mistura foi posicionada em estratos que a mantêm na forma correta enquanto ela endurece. Depois que as paredes estavam prontas, a equipe da New Story entrou para instalar janelas, teto, encanamento básico e fiação elétrica. Esse processo de acabamento levou por volta de 1 dia e, futuramente, a ideia é que seja feito por robôs. 

A construção possui 60 metros quadrados e foi levantada em um tempo impressionante: levou apenas 24 horas para que a casa fosse montada, com um custo de 10 mil dólares para os envolvidos — embora a ideia seja realizar planejamentos para reduzir esse valor em até 60%, de modo que custe por volta de 4 mil dólares.  

Para testar o projeto, Jason Ballard, o fundador da Icon, vai utilizar a casa como escritório. Como uma forma de ajudar a verificar se está tudo nos conformes, haverá monitoramento da qualidade do ar, para garantir que não haja cheiros estranhos que incomodem os moradores. 

Caso o projeto dê certo, a Icon quer levar a impressora para El Salvador e lá construir mais casas com essa técnica. Bacana, né?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.