Em setembro de 2016, a Apple anunciava mais iPhones: os modelos 7 e 7 plus. Enquanto o mercado tecnológico só falava dos smartphones, a empresa patenteou, no dia seguinte ao lançamento, um teclado para Mac com tecnologia que pode proteger o dispositivo da sujeira. De acordo com a descrição da patente, esse teclado da Apple possui mecanismos que impedem ou amenizam a entrada de componentes no periférico. 

1

Apesar de a patente ter sido registrada há mais de 1 ano, o documento só veio a público recentemente. O projeto apresenta duas formas de impedir ou aliviar a entrada da sujeira no teclado da Apple: uma delas é por meio de lacunas no dispositivo; já a outra seria com uma membrana sob cada tecla que age quando elas são pressionadas. Essa membrana expulsaria o ar conforme a pressão, expelindo a sujeira para fora.    

2

O documento de 19 páginas mostra que a Apple parece bastante interessada em criar um dispositivo que realmente proteja o teclado das sujeiras que, apesar de pequenas e quase imperceptíveis no dia a dia, podem causar estragos. As ilustrações contidas no arquivo mostram detalhadamente as alternativas que a empresa tem para criar teclados mais resistentes às migalhas. 

Para justificar a patente, a empresa lembrou que as partículas de sujeira, como o açúcar, são capazes de corroer ou bloquear contatos elétricos, o que impede o movimento das teclas. O arquivo cita, inclusive, que o sistema também protege o teclado de pequenas partículas líquidas. 

Não se sabe quando e se a tecnologia vai ser realmente utilizada pela Apple, mas para quem não resiste fazer um lanchinho perto do seu Mac, pode ser um bom reforço para evitar prejuízos com o teclado.

Cupons de desconto TecMundo: