menu
Logo TecMundo
The BRIEF

Centrais de telemarketing descobrem meio de enganar bloqueador de chamadas

Call centers dão nomes próprios a números usados em suas ligações para tentar burlar as defesas do app que bloqueia ligações indesejadas

schedule07/03/2018, às 12:54

Fonte:

Imagem de Centrais de telemarketing descobrem meio de enganar o Truecaller no tecmundo

O Truecaller é um dos apps mais populares da atualidade quando se fala em bloqueio de ligações indesejadas. Eles permitem, por exemplo, um bloqueio automático de ligações feitas a partir de uma central de telemarketing, função útil para muita gente que não quer ser incomodada com empresas tentando vender alguma coisa pelo telefone.

Acontece que algumas companhias do setor descobriram um jeito de burlar essa trava. Segundo o pesquisador de segurança Fabio Assolini, elas estão “envenenando” a base do Truecaller ao dar nomes próprios às linhas usadas em suas ligações.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

— Fabio Assolini (@assolini) 7 de março de 2018

A intenção aqui é fazer com que o telefone seja associado a uma pessoa de verdade, não a um serviço de telemarketing. Com isso, o dispositivo que recebe a ligação e tem o Truecaller instalado pode não ser capaz de identificar o número como o de uma central de telemarketing, mas, sim, de uma pessoa física tentando entrar em contato com você.