Neste ano temos oportunidades importantes para melhorar o cenário brasileiro com a escolha dos próximos presidente da República, governadores, senadores e deputados federais e estaduais/distritais. Na corrida eleitoral, os mínimos detalhes podem fazer a diferença nas urnas e alguns dos temas polêmicos dos últimos anos podem influenciar os eleitores. Um deles é a aprovação dos apps de mobilidade, a exemplo do Uber, do 99 e do Cabify, que encabeçam um projeto de lei atualmente na Câmara dos Deputados.

O Datafolha entrevistou 2.086 pessoas de todo o Brasil, em 130 municípios, em dezembro do ano passado, e constatou os seguintes números, com margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos:

  • 76% afirmaram as chances de votar em um político diminuem ao saber se o mesmo é contrário aos transportes particulares que usam apps
  • 88% dizem que as chances de votar em um político aumentam ao saber se o mesmo usa apenas esse tipo de serviço
  • 90% concordam, total ou parcialmente, que os apps de mobilidade são uma alternativa para o sustento de desempregados ou trabalhadores em busca de renda extra
  • 71% preferem utilizar os serviços de apps de mobilidade ao invés dos táxis comuns
  • 86% acham que os apps de mobilidade são mais baratos que os táxis comuns
  • 75% acham que os apps de mobilidade são mais rápidos que os táxis comuns para chegar ao destino solicitado
  • 80% concordam que os motoristas de apps devem poder dirigir nos demais municípios dessa região

Todas as questões foram baseadas em temas presentes no texto que está no Senado — que retirou no final de 2017 alguns trechos já discutidos, como a obrigatoriedade de placas vermelhas, a exigência de que somente os donos dos veículos possam usar os softwares e a proibição da circulação de veículos com registros de outros municípios.

A votação que analisa os substitutivos e regulamenta os serviços de transporte com aplicativos no Projeto de Lei 5587/16 acontece no Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, a partir das 18h. Continue conosco para saber o desenrolar dessa história.

Cupons de desconto TecMundo: