Intel anunciou que os primeiros PCs com tecnologia 5G integrada, de altíssima performance, devem ser comercializados já no ano que vem. A expectativa é de que a linha de modems XMM 8000 da empresa equipe notebooks da Dell, HP, Lenovo e Microsoft a partir do segundo semestre de 2019.

Espera-se que as velocidades atingidas por esse tipo de hardware sejam incrivelmente altas e que a baixa latência das redes 5G permita realizar tarefas com qualidade comparável à de uma rede com conexão por fio, o que é uma excelente notícia para quem costuma jogar online, por exemplo.

Para demonstrar a potência da conectividade 5G integrada a um notebook, a Intel fará uma apresentação no Mobile World Congress, em Barcelona. A empresa não liberou muitos detalhes sobre o que vem por aí, mas adiantou que vai demonstrar o poder do 5G por meio de streaming de vídeos. O palpite dos especialistas é de que eles exibam múltiplos vídeos 4K transmitidos online, recurso do qual a empresa já lançou mão em anos anteriores, mas sempre com desktops em vez de notebooks.

Transformações para além dos smartphones

A ansiedade para saber como o 5G vai influenciar futuras transformações em smartphones – e agora em PCs – é generalizada. Em comunicado, a Intel afirmou que a novidade deve provocar grandes mudanças não só no âmbito pessoal da utilização de dispositivos conectados, mas também na construção de cidades e indústrias mais inteligentes, dentre outros diversos avanços.

IntelConectividade 5G pode aprimorar o desenvolvimento de cidades inteligentes

Se as redes 5G forem eficientes como prometem – e a Intel fizer a sua parte para facilitar a integração dessa tecnologia por outros fabricantes, claro –, as chances de popularização da novidade são grandes. Não à toa, o 5G é exatamente do que a Intel e a Microsoft precisam para continuar sustentando a ideia de PCs "sempre conectados" – estratégia comercial das marcas, que buscam oferecer máquinas com baterias mais duradouras e conectividade LTE integrada.

Chinesa deve ser a primeira a oferecer smartphone com modem 5G da Intel

Já no campo dos smartphones, a Intel firmou o primeiro acordo para equipar celulares com modems 5G: a chinesa Unigroup Spreadtrum deve oferecer a novidade em 2019. Ainda que não seja uma marca de grande alcance, a parceria deve ser a primeira de outras ainda mais importantes para a Intel.

Quem também fez bons avanços com seu modem 5G foi a Qualcomm com o X50, que vai equipar aparelhos da Sony, da LG e da ASUS, entre outras, já no próximo ano. Com a disputa aquecida, a tendência é de que as novidades cheguem às lojas com ainda mais rapidez. É esperar para ver.

Cupons de desconto TecMundo: